quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dica do GP - Contratos

Um bom gerente de projetos deve saber que o contrato firmado para a realização do projeto é o principal instrumento que vai nortear a condução de seu trabalho.

Nele esta estipulado o orçamento disponível, tipos de recursos, prazos e principalmente a forma de fluxo de caixa que será empregado. Após conhecer os ativos organizacionais da empresa e o escopo do seu projeto, todo gerente de projeto deve conhecer o contrato.

Importante salientar que não basta apenas ler o contrato, mas conhecer as diversas modalidade de contratos existentes e suas implicações legais.

Falando em implicação legal, dependendo do país onde esse contrato foi firmado, confira sua validade legal, tanto no país de origem como no destino, evitando supresas. Alguns lugares como Países da Africa, apesar de assinarem contratos, é uma pratica local não cumpri-los.

Sucesso no projeto e até a próxima.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dica para o GP - Ativos Organizacionais

Muitos Gerentes de Projetos não sabem ao certo porque foram escolhidos para esta atividade e ficam perdidos nas atividades diárias da gestão do projeto.

Uma das primeiras coisas que o novo gerente precisa se preocupar é com os ativos organizacionais da empresa onde o projeto se encontra. É preciso ter em mente que a autoridade do gerente é descrita no termo de abertura do projeto e que acima dele encontra-se a organização.

Os ativos organizacionais são os procedimentos e cultura da empresa. Esses procedimentos normalmente estão relacionados ao padrão de qualidade.

Mas o que tem de especial nestes procedimentos e por que o gerente do projeto precisa conhecer? Simples, vamos a alguns exemplos. Suponha que seu projeto necessite realizar aquisição de material de escritório. Normalmente as empresas possuem procedimentos e fornecedores capacitado. Importante lembrar que não é apenas a aquisição, mas envolve pagamentos. Também podemos citar, contratações, treinamentos, pagamentos, viagens e entre outros procedimentos que a empresa já deve possuir.

Conhecer os procedimentos existentes na empresa, além de auxiliar nas tarefas diárias, diminui o estress que pode ocasionar entre a organização e o projeto. Imagine você realizar uma aquisição e descobrir que o pagamento não poderá ser realizado por não ter seguido um simples procedimento organizacional.

Abraços e até a próxima.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Diferenças Culturais nos Projetos

Ao gerênciar projetos de grande porte que envolvam pessoas de diversas cidades, estados e até mesmo países é preciso levar em consideração diferenças culturais que existem.

Pode parecer estranho, pois quando tocamos neste assunto, imaginamos que dentro de regiões próximas como estados vizinhos não aconteça diferenças culturais que podem comprometer o projeto.

Antes de contratar a equipe verifique como funciona o mercado de trabalho local, não esquecendo das faixas salariais e de benefícios oferecidos. Importante tambem observar se existe prática de pagamento antecipado, como o ticket refeição.

Lembre-se da importância de manter uma equipe motivada.

Abraços e até a próxima.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Planejando o acompanhamento do projeto

Planejar é antecipar os problemas e riscos que podem comprometer o seu projeto, estabelecendo prazos e custos..


É comum projetos, que tiveram um bom grau de planejamento, falhar porque foi simplesmente esquecido de planejar o acompanhamento do projeto. Ao montar um cronograma, os gerentes de projetos se preocupam em sequenciar as atividade, que irão resultar nos deliveries e acabam esquecendo dos pontos de garantia da eficiência da gestão.

Lembre-se que devemos incluir as atividades referentes a própria gestão, como reuniões, baseline das documentações, e as datas onde o projeto deve ser acomapanhado, gerando os reports para as partes interessadas, no próprio cronograma, junto com as demais atividades. Pode ser uma atividade obvia e burocrática, mas sem termos essa definição, não podemos mensurar se será efetivo.

Ao planejar o acompanhamento do projeto, é preciso tomar o cuidado de adequar a periodicidade. Para um projeto de média a longa duração os acompanhamentos podem ser semanais ou quinzenais, não devendo ser superior a metade dos tempos das atividades. Para projetos menores, deve ser utilizado o bom senso para criar um acompanhamento que não prejudique suas entregas.

Aproveite o acompanhamento do projeto para avaliar sua evolução, tomando medidas prevêntivas ou corretivas, alianhando ao seu planejamento. Caso seja necessário, realize os ajustes também nos prazos e orçamentos, refletindo a nova realidade.

Lembre que toda alteração no planejamento do projeto deve ser aprovado pelo patrocinador.

Abraços e até a próxima.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CJE/SE - Almoço de ideias

No dia 05/11 o Conselho de Jovens Empreendedores do Estado de Seripe - CJE/SE, organizou mais uma edição do Almoço de Ideia, realizado no Hotel Parque dos Coqueiro na cidade de Aracaju.

O evento contou com a participação de aproximadamente 160 jovens e empreendedores, que tiveram a oportunidade de escutar o Sr. Vinicius Zálio, que abordou o case da empresa Previdonto.

Confira algumas fotos do evento.






Abraços e até a próxima.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cultura Empreendedora

Muito se fala em empreendedorismo no país. Todos querem empreender, e o primeiro passo para isto nasce de um instinto de sobrevivência, quando a pessoa precisa inventar uma forma de ganhar dinheiro. Lembro que empreender nem sempre esta relacionado a questão financeira.

Quanto mais cedo for despertado o espírito de empreender nas pessoas, mas fácil será quando for um adulto. Estava lendo este artigo, onde mostra uma garotinha de 7 anos que pagou suas ferias em Disney vendendo limonada na porta de casa, fiquei refletindo sobre as formação das crianças no Brasil. Cena de criança vendendo limonada é bastante comum nos Estados Unidos, onde desde cedo aprendem a dar valor ao trabalho e consequentemente uma responsabilidade financeira. Não é apenas vendendo limonada, mas limpando jardins, lavando carros, levando cachorros para passear e cuidando de crianças. Todas essas atividades não desmerecem as crianças, mas criam um espírito empreendedor. O mesmo se aplica aos adolescentes que buscam empregos ou bicos para se manterem, enquanto estudam.

Ao contrário do que vemos no Brasil, nossas crianças vivem exclusivamente para estudar, não aprendendo assim a empreender, pois uma prática comum é ganhar o dinheiro dos pais, a chamada mesada, e não ir buscar no mercado. A consequência vai pela adolescência, também vivendo exclusivamente para estudar. O que podemos esperar de profissionais que só começam depois de formados a busca sua posição dentro do mercado de trabalho. Por isso temos cada vez mais profissionais sem maturidade, já que isso não se aprende nos bancos escolares.

Atualmente essa situação se prolonga, pois muitos formando ainda continuam estudando, buscando assim uma vaga no serviço público, garantindo assim uma estabilidade.

Pense nisso!

Abraços e até a próxima.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Folgas do Projeto no MS-Project

Planejar um projeto vai muito além de colocar atividades sequenciadas dentro de um cronograma com seus respectivos recursos. Consiste em analisar e criar cenários procurando uma melhor estratégia para o projeto. Um dos recursos que temos é o calculo da folga entre atividades, onde podemos identificar momentos ociosos dos recursos, permitindo assim até uma melhor realocação.

No MS-Project temos este recurso, apesar de ser desconhecido de muitos. Vamos criar um projeto exemplo, conforme mostrado abaixo.


Diante deste cenário proposto, podemos obter a folga do projeto adicionando uma coluna. Para que não sabe, clique sobre o título da coluna onde deseja-se adicionar e clique com o botão direito e em seguida escolha a opção a inserir coluna. Escolha a coluna Margem de Atraso Permitida. Será incluindo esta coluna contendo informações sobre a folga entre as atividades do projeto. Veja o exemplo a seguir.


Lembrando que as atividades com folga zero é onde devemos garantir que sejam realizadas dentro do prazo estabelecido, não comprometendo a finalização do projeto. Normalmente fazem parte do caminho critico.  As demais atividades possuem uma folga que permite que o seu atraso não interfira com o projeto.

Outra informação que precisamos é a Folga Total do projeto, ou seja, o quanto uma atividade pode atrasar sem comprometer as demais atividades. Seguindo o procedimento anterior, adicione o campo Margem de Atraso Total. Veja o exemplo a seguir.



Sem estas informações um gerente de projeto não sabe onde deve concentrar seu esforço para garantir que as atividades sejam concluídas dentro do prazo estabelecido e consequentemente não atrase a entrega do projeto.

Abraços e até a próxima.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Palestra Gestão de Projetos


Recentemente tive a oportunidade de participar de um grupo de estudo sobre gestão de projetos na Universidade Tiradentes. Com a participação de alunos, no último dia 28 de outubro falei sobre os conceitos de gestão de projeto baseado no PMBoK, uma vez que o intuito deste grupo é uma abordagem maior sobre técnicas de gestão, como o próprio PMBok, Scrumm entre outros.

É uma felicidade grande, poder colaborar na formação de novos gestores de projetos, dentro da universidade que me formou um dia. Caso seja de Aracaju e tenha interesse em participar, entre em contato pelo e-mail: brenomachado.aju@gmail.com.

Abraços e até a próxima

Empreendorismo

Recentemente o Conselho de Jovens Empreendedores do Estado de Sergipe (CJE/SE), realizou a visita empresarial, com o Dr. Geraldo Barreto, onde por mais de 1 horas conversou com os participantes.

Dentre muitas sabedorias que foi passada, estarei em beve preparando um artigo fazendo um resumo e compartilhando com vocês a história de sucesso na área de agronegócio.

Estarei divulgando as próximas ações do CJE/SE aqui no blog, que apoiá as ações empreendedores, não só no estado, como no páis.

Abraços e até a próxima.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tags nos e-mails

Todo gerente de projetos sabe que comunicação é um dos principais fatores de sucesso ou fracasso de um projeto. E com o crescimento da comunicação utilizado ferramentas eletrônicas, principalmente o e-mail e o constante aumento da quantidade de mensagens indesejadas e entre outras, podem prejudicar seu desempenho.

Uma solução simples que pode ajuda-lo é a adoção de tags nos assuntos das mensagens. Uma tag nada mais é do que uma marcação seguindo uma padronização. Essa técnica já amplamente difundida.

O primeiro passo é identificar seus princpais marcadores. Vamos supor que nosso projeto precisa destacar as mensagens de algumas áreas ou etapas do projeto, como por examplo no caso de um projeto para lançamento de um novo produto, podemos ter:
  • Marketing
  • Design
  • Comercial
  • Logistica
  • entre outros

O próximo passo e criar um simbologia que permite criar um identificador personalizado para nossas mensagens. Normalmente é utilizado os colchetes [ e ] para isso. Desta forma poderiamos ter [Marketing], [Design] e por ai vai. Lembre que os espaços antes e após os fazem diferença na tag, principalmente quando for automatizar sua catalogação.

Após a definição, e preciso ser documentado no Plano de Comunicação do projeto, devendo ser divulgado aos membros da equipe, aumentando assim sua eficiência.

Para organizar sua caixa de entrada, procure criar filtro no seu programa de e-mail, movendo as mensagens para caixas especificas sobre o assunto relacionado.

Antes de finalizar lembro que mais que exista um processo definido e automatizado, erros podem acontecer. Por isso faça uma verificação periódica para garantir que nenhuma mensagem tenha sido perdida.

Abraços, sucesso nos projetos e até a próxima.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Faculdade Ages - Palestra sobre Gestão de Projetos



No dia 24/09 tive a oportunidade de falar sobre Gestão de Projetos para os alunos da Faculdade Ages, localizada na cidade de Paripiranga na Bahia, durante a I Semana de Negócios.

Presente os alunos de administração e contabilidade, e empresários, abordei sobre a utilização das técnicas de Gestão de Projetos para as micro e pequenas empresas alcançarem seus resultados, alinhado ao planejamento estratégico.

Alguns dos assuntos abordados na apresentação estarei apresentando aqui no site. Aguardem.

Abraços e até a próxima.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Documentos Versionados com o BrOffice

Sempre gostei do BrOffice, mesmo quando ainda era chamado de Staroffice. Acredito que seja uma das melhores suites offices do momento, isso sem levar em consideração o fato de ser gratuito.

Por ser uma ferramenta cheia de recursos, começo uma série de artigos mostrando como podem auxiliar um gerente de projetos em suas atividades. Vamos começar pelo versionamento do documento e de que forma podemos registrar as mudanças nos documentos do projeto.

Primeiro vamos criar a versão inicial do documento da forma que estamos habituado a fazer. Veja a imagem abaixo.



Após a conclusão da versão inicial do seu documento, chegou o momento de fechar a primeira versão do documento. Este procedimento pode ser realizado a qualquer momento, mas é fortemente recomendado que seja realizado apenas na aprovação do documento pelo patrocinador.

Selecione no menu Arquivo -> Versões... Caso o documento não esteja salvo, será pedido para que seja realizado este procedimento antes de continuar. Ao aparecer a tela abaixo, selecione a opção "Salvar nova versão".


Insira os comentários sobre o motivo do fechamento da versão na caixa de dialogo que aparece na sequencia e clique no botão OK.
Ao abrir a opção de versões, será mostrado as revisões que o documento sofreu até o momento. Veja a seguir.



Selecione a versão que deseja e clique nos botões ao lado, onde é possível abrir em outra janela o documento como ele foi gravado naquele momento, ou até comparar com a versão que encontra-se aberta do documento. Também é possível excluir uma revisão do documento.

Espero que tenha gostado e até a próxiam

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Gestão do Porfólio

Com o crescimentos dos projetos nas empresas torna-se necessário um gerenciamnetos dos projetos existentes nas empresas, nascendo assim a gerência do portfólio dos projetos.

Mas afinal, para que serve a gestão do portfólio? Veja a seguir como isso pode ajudar nos projetos das empresas.

Filtra os projetos propostos e em desenvolvimento

Da mesma forma que a empresa gerencia seu portfólio de produtos e serviços, a gestão dos projetos vai criar um catalogo contendo informações sobre os projetos em andamento.

Também é responsável por criar critérios para validar com o alinhamento estratégicos da empresa.

Após a conclusão do projeto pode arquivar as lições aprendidas para serem utilizadas em outros projetos.

Cabe a gerência de portfólio acompanhar a evolução dos projetos, propondo ajuste para alcançar seus objetivos. Pode também cancelar um projeto caso se torne inviáveis junto aos objetivos da empresa.


Outro papel da gestão do portfólio é ajudar os gestores de projeto, como por exemplo:
  • Tomada de decisão
  • Priorização de investimentos
  • Alocação de recursos
  • Determinar as habilidades e perfis dos recursos e determinar onde devem ser alocados
  • Entendimento dos compromissos contratuais
  • Visualização dos projetos em desenvolvimento

Espero ter ajudado a compreender o trabalho de gerente de portfólio.

Abraços e até a próxima.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Criando metas para pequenos e médios empreendedores

“Se não sabe onde quer chegar qualquer caminho server.” O primeiro passo para um sucesso de um empreendedor é saber definir as metas que se deseja atingir para o seu empreendimento, bem como o caminho necessário. Existem alguns passos para auxiliar nestas atividades.

Definição da Meta – consiste em saber onde o empreendimento deseja chegar. Deve ter um valor mensurável, como por exemplo um projeto de expansão de vendas de uma empresa, onde ficou decidido que o marketshare de um produto deve ter um aumento de 20% na rede de supermercados e 30% no varejo sem aumentar mais do que 15% dos custos de venda.

Custos – Após definir nossos objetivos, devemos avaliar os recursos e custos. Neste momento começa o nosso planejamento. No nosso exemplo para atingir nossa meta, deve ser contratado 2 vendedores e terceirizar a logística de entrega. Em relação a produção do produto será necessário rodar parte do turno noturno para atingir a quantidade de estoque necessário. Coloque todas essas informações uma planilha.

Plano de Ação – Nosso próximo passo será criar um plano de ação das atividades que serão desempenhadas para que nossa meta seja atingida. Um modelo seria utilizar o 5W2H que contém as informações O que?, Quanto?, Quando?, Quem?, Como?, Onde?. Com essas informações temos as atividades, quando ela será executada e por quem, entre outras informações. Um exemplo seria: Realizar o treinamento dos novos vendedores sendo realizado pelo coordenador de vendas até o final de mês. Lembre-se que todas as ações devem ser listadas.

Acompanhamento – Determine marcos durante o seu planejamento para que seja realizado o acompanhamento do seu plano de ação. Os acompanhamentos devem acontecer dentro de uma periodicidade de modo que seja possível realizar ações preventivas, corrigindo assim os desvios e trazendo para o planejado. Pode ser necessário fazer alterações no planejamento para refletir a nova realidade. No nosso exemplo podemos descobrir que os 15% de aumento dos custos não foram suficientes e precisamos subir para 25%.

Avaliação – Hora de avaliar se o sua meta foi atingida e consequentemente o sucesso do planejamento. Não leve os números de forma tão precisos, deixando uma margem de erro para mais e para menos.

Para cada empreendimento elabora um planejamento estratégico seguindo as orientações acimas, aumentando assim o sucesso de seu trabalho.


Abrços e até a próxima.

PMO4U

Como já venho anunciando, chegou o grande momento do lançamento do site PMO for YOY :: O seu escritório de projeto. Desde o momento que comecei a escrever no blog sempre busquei assuntos para iniciantes e curiosos da área de gestão de projetos, bem como profissionais que já estão na área.

Durante este tempo que procurei ensinar, também tive a oportunidade de aprender. O tempo passou muito rápido, afinal o blog esta preste a comemorar 3 anos, chegou a hora de crescer.

Espero que vocEs gostem dos nos posts que virão, além das novidades.

Hoje sai um post sobre planejamento estratégico para projetos de empreendedorismo.

Abraços e até a próxima.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Promoções

Amigos leitores,

Lembrem que o blog PMO for YOU retorna no dia 16/08 com muitas novidades. Acompanhem nossa volta e participem de nossas promoções.

Foi preparado de forma exclusiva esta linda caneca de porcelana para o nosso primeiro sorteio.

Não percam.

Abraços e até a próxima

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mudanças... #2

Ola amigos leitores,

Como já venho informando, o blog passa por um processo de mudanças visando a profissionalização deste ambiente, trazendo assim vantagens para os leitores.

Após a modernização do layout, agora vem o momento mais crítico, a mudança do nome. Com quase 3 anos de existência o blog deixa de chamar Tecnologia e Gestão de Projetos e passa a se chamar PMO for YOU - O seu escritório de projeto, além de ter um domínio próprio para acompanhar as novidades que virão.

O acesso pode ser feito pelo link www.pmo4u.com (leia-se pmo for you). O acesso antigo ainda será mantido.

Lembro que dia 16/08 o blog retorna com novos post.


Abraços e até a próxima

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mudanças...

Caros leitores,

Como já tinha informado em nosso último post, o blog esta passando por uma mudanças, como já pode ser percebido com o novo layout.

Dentre as mudanças planejadas para esta nova fase de profissionalização do blog, inclui até a alteração do nome deste blog e um dominio próprio, permitindo que novos projetos possam ser agregados.

Nosso retorno esta previsto para o dia 15 de agosto, com novidades que serão adicionadas de forma gradativa, além de parcerias que estou fechando. Fiquem atentos para os diversos sorteios que devem acontecer por aqui.

Enquanto isso, aproveitem para ler alguns dos posts que foram sucesso aqui  no blog.

E caso você ainda não tenha visto, assista o vídeo que mostra como seria se programadores construissem aviões.
Abraços e até a próxima.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Aguarde...

Em agosto de 2008 comecei a escrever no blog Tecnologia e Gestão de Projeto como uma forma de aprender e ao mesmo tempo compartilhar informações sobre o mundo de Gerenciamento de Projetos.

Prestes a completar 3 anos, e após diversos artigos públicados chegou o momento de uma decisão muito importante. Profissionalizar o Blog ou não? Depois de muito planejamento resolvi transformar este espaço em um ponto para acolher os novos gerentes de projetos em busca de conhecimentos para desenvolver suas atividades.

Aproveito o momento, também para reformular o site, mudar o layout, criar um dominio personalizado e entre muitas outras coisas. Também estou estudando novas formas para disponibilizar a informação no aqui, facilitando a compreensão dos leitores.

Desta forma, o blog encontra-se temporariamente sem novas atividades até o dia 15 de agosto onde retornaremos comemorando 3 anos de existência. Deixarei algumas posts agendados convidando para uma releitura de alguns artigos já públicados e outros com as novidades que teremos no retorno.

Espero contar com vocês nesta nova fase. Até lá.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Dia da Liberdade de Imposto 2010

Hoje estamos comemorando em todo o Brasil o dia da Liberdade de Imposto. Trata-se de uma comemoração simbólica para lembra a carga tributária paga pelos brasileiros.

Veja o valor arrecadado de imposto pago até o momento que foi publicado este post. Para se ter uma idéia, cada habitante pagou R$ 2.466,44 em média de imposto até o momento.


Caso queria, acompanhe a carga tributária pelo site www.impostometro.org.br. Também é possível ver por Estado ou Cidade entre outras informações.

Abraços e até a próxima

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Rita Mulcahy - Nota de Falecimento

Recebi um e-mail com a nota de falecimento de Rita Mulcahy do PMI-PE. Segue abaixo pedaço deste e-mail que foi extraido do site da ProjectLabs.


 "Rita Mulcahy, fundadora da RMC Project Management e a autora mais lida de gerenciamento de projeto de todos os tempos, faleceu no sábado, 15 de maio de 2010, de complicações relacionadas ao câncer de mama. Ela tinha 50 anos. Rita deixa o marido Tim Mulcahy, atual Vice-Presidente e Conselheiro Jurídico da RMC, e dois filhos, com idades entre 7 e 5 anos.

Rita foi diagnosticada com estágio 4 de câncer de mama em setembro de 2005, poucos dias antes de duas apresentações agendadas no PMI Global Congress em Toronto, Canadá. Com expectativa de apenas alguns meses de vida, Rita passou os cinco anos seguintes lutando ferozmente contra sua doença em particular com um regime contínuo de tratamentos ocidentais e holísticos. Durante esse tempo ela continuou a trabalhar, lançou mais cinco best-sellers, incluindo um em parceria com a líder Cisco Press, deu cursos e proferiu palestras mundo afora. Ela também se dedicou muito no desenvolvimento de seu negócio, e ao longo dos últimos cinco anos viu a RMC ampliar sua distribuição de treinamentos e produtos para cerca de 50 regiões em todo o mundo.
 
Após o diagnóstico, Rita trabalhou árdua e freneticamente para transformar a RMC em uma das organizações de treinamento que mais cresceu na indústria. Hoje, sua próspera empresa tem em seu quadro alguns dos mais cobiçados especialistas na área de desenvolvimento e aplicação de treinamentos e tecnologia educacional. Seguindo em frente, a equipe de gestão da RMC continuará a alavancar as metodologias singulares da Rita e suas técnicas de aprendizagem para desenvolver mais produtos premiados, cursos presenciais e online de Gerenciamento de Projetos e disciplinas relacionadas.
 
Mesmo que a Rita não esteja mais conosco no dia a dia, seu estilo de ensino exclusivo e altamente eficiente viverá através das centenas de milhares de produtos e cursos que a RMC oferece em todo o mundo a cada ano. Em 2010, a indústria de Gerenciamento de Projetos perdeu a sua líder, defensora e amiga mais apaixonada. Vamos sentir a sua perda a cada dia."

Tive a oportunidade de participar de um dos seus treinamentos, que foi muito proveitoso para a minha formação na área de gerência de projeto.



Abraços e até a próxima

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Hotlink

Você sabe o que é Hotlink? Veja abaixo a explicação e como isso pode ser prejudicial para o seu site/blog.
Clique na imagem para ampliar

Abraços e até a próxima

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dicas para montar um Home Office

O home office ou escritório domestico surgiu da necessidade das grandes corporações em acomodar seus funcionários e ao mesmo tempo reduzir os custos com o escritório. A ideia é acomodar o funcionário na própria residência de modo que possa realizar suas funções, da mesma forma que estaria fazendo na empresa, graças ao advento da tecnologia.

Esse tipo de trabalho pode ser realizado pelos mais diversos segmentos como vendedores, telemarketing, profissionais da área de TI entre muitos outros. Devido a facilidade e redução de custos, muitos profissionais liberais também tem aderido a esta prática, como é o caso de médicos, advogados, engenheiros e outros.

A principal vantagem de se ter um home office é uma melhoria da qualidade de vida, pois não precisamos nos deslocar, fator importante para as grandes cidades. Para montar um home office é preciso definir alguns critérios, até para garantir o sucesso do empreendimento. Alguns deles são:

Ambiente do Home Office

Apesar do seu local de trabalho estar dentro de casa, é preciso criar um espaço separado, como uma sala ou até mesmo parte da casa. Também é importante que tenha um acesso separado para que os clientes possam utilizar, sem ter que passar pela casa para chegar no seu escritório. Procure também ter uma linha telefônica e fax separado, pois o cliente não gostaria de ser atendido por uma criança ou pessoa despreparada. O mesmo vale para a internet, se o seu negócio necessitar de disponibilidade de banda.

Outro fator importante é isolar seu escritório da casa, evitando que crianças ou outras pessoas da família entrem e saiam toda hora, interrompendo o trabalho. Um bom isolamento acústico pode ser necessário. Também é preciso informar aos membros da família sobre a restrição do acesso ao local e contar com a compreensão de todos.

Não esqueça de utilizar móveis de boa qualidade e com ergonomia. Lembre-se que apesar de estar dentro de sua casa, você também deve ter o conforto necessário para trabalhar. O mesmo vale para os itens necessários para o trabalho, como grampeador, computador, telefones e outros, que devem ser utilizados apenas para esta finalidade e não estendido para sua residência.

Horários

Ao montar um home office, a primeira coisa que vem a mente é a flexibilidade de horário, certo? Errado. É preciso criar uma disciplina de horário da mesma forma que teria com uma empresa localizada em outro local. É preciso ter hora para iniciar e terminar o seu expediente, principalmente se envolver atendimento com cliente. Isso não quer dizer que você tenha que cumprir às 8 horas diárias, simplesmente crie um horário e divulgue para seus clientes e cumpra. Ao terminar o horário de expediente, utilize uma secretária eletrônica para receber os recados e evite divulgar a linha telefônica da residência, evitando que o cliente utilize desta alta disponibilidade para ligar em horários inconvenientes.

Despesas

Ao utilizar o mesmo espaço para trabalhar e residir é importante dividir as contas, ou seja, o que será pago pela empresa e o que será pago por você. Isso ajuda na contabilidade da empresa e nos resultados obtidos por ela. Por exemplo vamos utilizar a conta de energia. Ao chegar, deve ser calculado um percentual onde será colocado na contabilidade da empresa e a parte que será pago por você. O mesmo vale para tudo, alimentação, telefone, internet e outros itens utilizados pelo home office. Caso você utilize o seu carro para trabalhos e passeio, também faça um rateio dos gastos, que pode ser proporcional a sua utilização.

Espero que estas dicas ajudem na montagem de seu home office e sucesso com o seu empreendimento.

Até a próxima

quinta-feira, 18 de março de 2010

BrOffice e Gerencia de Projetos

Para que não conhece, deixo a dica como um substituto ao Microsoft Office a ferramenta BrOffice. Em um breve resumo, é uma suite que contém:

  • Editor de Texto compatível com o Word
  • Planilha de Cálculo compatível com o Excel
  • Apresentação compatível com o Power Point
  • Desenho vetorizdo
  • Gerenciador de Banco de Dados que utiliza driver JDBC ou ODBC integrado com os demais módulos
  • entre outros
Mantido pelos colaboradores do BrOffice.org no Brasil, sendo que o mesmo é baseado no OpenOffice.org. A equipe brasileira mantém um conjunto de documentos chamado de Escritório Aberto para que as empresas, profissionais liberais ou pessoas físicas possam utilizar como início de seus trabalhos.

Encontrei dentro do Escritório Aberto alguns documentos que podem ser utilizados por gerentes de projetos para o planejamento e acompanhamento de seus projetos, alguns chegando a substituir algumas ferramentas de cronograma como MS-Projeto, de forma básica. Veja algumas delas abaixo.


Ferramenta simples, mas permite o controle de horário e feriados durante o planejamento das atividades


Um pouco mais elaborado, permitindo a visualização do Gráfico de Gantt, utilização de cores de acordo com o percentual de execução entre outros recursos.


Outra ferramenta que pode ser utilizado em diversos tipos de projetos desde uma reforma no escritório até o desenvolvimento de softwares ou implantação de planta industrial. 

As imagens são do próprio site do BrOffice.org, mas já tive a oportunidade de utilizar alguns destes documentos para pequenos projetos, atendendo sem nenhum tipo de restrição e por ser um documento aberto, pode ser modificado para atender de forma especifica sua necessidade.

Confira as demais clicando aqui.

Abraços e até a próxima.


quinta-feira, 11 de março de 2010

Dicas para elaboração de Currículo

Como gerente de projeto me vejo fazendo analise de currículo para futuros candidatos a ingressas nos projetos e sempre vejo que a maioria comente os mesmos erros.

Principais erros:

Falta de Foco

O candidato pode ser até a pessoa que estou procurando, mas quando vejo um currículo onde não encontro um motivo pelo qual devo chamar para uma entrevista, dificilmente é convidado para participar do processo. No momento que estamos elaborando o currículo, devemos focar no conteúdo para a vaga que estamos almejando. Exemplo, recentemente abrir uma vaga para Analista de Sistemas, porém recebi diversos currículos que mostram experiência apenas com desenvolvimento ou suporte ao usuário. Caso você esteja procurando mudar de área, você tem que mostrar no currículo ou de outra forma (recomendação de um professor ou profissional) que você tem condição de concorrer para a vaga.

Cursos e Experiências

Outro ponto importante em um currículo é mostrar sua formação e experiência, mas tenha cuidado para não pecar pelo excesso ou até mesmo sair do contexto desejado. Por exemplo: a empresa precisa de um profissional de rede para servidor Linux e no currículo mostra que tem todos os cursos de Windows Server, mas não tem nenhuma experiência com Linux. O mesmo vale para as experiências profissionais, onde o mesmo candidato acima trabalhou como consultor de venda, ou vendedor em loja de informática.

Fotos

Colocar uma foto no currículo é questionado, pois alguns acham que não deve colocar enquanto outros pedem. O correto é que um candidato não pode ser eliminado por não ser apresentável, porém o que vejo é um certo exagero por parte dos candidatos onde pegam a melhor foto do orkut e coloca no currículo. Para se ter uma ideia, já recebi currículo contendo foto onde o candidato fazia posse mostrando o corpo musculoso (sério!!!), e outras em baladas.

A foto tem que ser de rosto, devidamente produzida para ser colocado em um currículo, de preferência de social e com a barba devidamente feita. O mesmo vale para o cabelo.

Gramática

Faça uma revisão no currículo antes de enviar, evitando assim erros de português. O mesmo vale para a organização de seus dados.

Redes Sociais

Aqui é uma verdadeira armadilha para o candidato, pois muitas empresas fazem busca na internet procurando mais informação. No Orkut, cuidado com suas comunidades, podem elas podem ser levada em consideração no momento de sua contratação, afinal fazer parte de uma comunidade odeio programa pode não pegar muito bem para uma vaga de desenvolvedor.

Procure fazer parte de redes sociais ligadass a profissionais como o LinkedIn ou o Plaxo.

Espero que com estas dicas possam ajudar a melhorar seu currículo. Sucesso na sua próxima entrevista de emprego.

Abraços e até a próxima.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Dicas para Comunicação em Projetos

Comunicar é preciso. Certamente este é dos pontos mais importantes, não apenas para os projetos, mas para a nossa própria vida. Grande parte do tempo gasto por um gerente de projeto não é utilizado em planejamento, acompanhamento de projeto, projeção dos prazos e custo, mas sim para comunicação, pelo menos deveria ser.

Pelo fato de muitos gerentes de projetos, principalmente em empresas de softwares, costumam vir do corpo técnico da empresa, não possuem as habilidades necessárias para esta rotina e acabam provocando uma comunicação ineficiente ou com ruído, não sendo facilmente compreendida por todas as partes interessadas.

Normalmente quando montamos nosso plano de comunicação, focamos nos métodos tradicionais como a utilização de e-mail, reuniões, envios de relatórios, mas esquecendo da comunicação mais tradicional, que envolve em manter todos devidamente informado sobre o andamento do projeto e não apenas parte do projeto, que é o que acaba acontecendo.

Outro fator que pode comprometer a comunicação são as atividades que acontecem enquanto o nosso projeto evolui, como a liberação de documentos, planejamento de novas fases entre muitos outros. Acredito que para o sucesso do trabalho da equipe, é importante que todos os envolvidos na equipe saibam o que esta acontecendo, valorizando assim o trabalho dos envolvidos.

Afinal, o que normalmente tenho procurado comunicar a minha equipe. Primeiro gostaria de salientar que estou falando de um projeto onde devemos ter aproximadamente 30 pessoas alocadas em diferentes setores, agora imagine em projeto com uma quantidade maior ainda de envolvidos. Bem procuro comunicar reuniões ou ações que temos junto ao cliente, diminuindo assim conversas paralelas (ou telefone sem fio) que podem criar um ruído negativo para o projeto. Sempre o que projeto é citado em evento ou notícia para que todos saibam e valorizem o projeto, entre muitas outras atividades. Também comunico início e termino de fases de projetos, bem como algumas atividades que estão finalizando ou começando.

Para estas atividades podemos utilizar diversas ferramentas, sendo que procuro utilizar as que possam deixar histórico, para que novos integrantes do projeto também possam ler as notícias mais antigas.

Dentre essas ferramentas posso citar:

  • Sistema de Notícias – Diversas ferramentas web disponibilizam este recurso, que pode ser integrado a intranet da empresa. Gosto de utilizar estas ferramentas, principalmente por permitir que seja controlado seu acesso, liberando apenas para os integrantes da equipe, ou para todos da empresa.
  • Blogger – Outra ferramenta que pode ser utilizado é um sistema de Blogger onde são publicados as informações do projeto, apesar de não permitir restringir as informações apenas para os membros de uma equipe
  • Twitter – Ferramenta de Rede Social que permite ao gerente de projeto manter sua equipe informado praticamente em tempo real sobre o que esta acontecendo com o projeto. Recomendo criar um perfil protegido afastando assim curiosos.

O ideal para um projeto é que seja utilizado mais de uma ferramenta, como o Sistema de Notícias para publicações mais extensas e Twitter para ações que estão acontecendo no momento.

Estas foram apenas alguns exemplos de ferramentas que podemos utilizar. Procure conhecer estas e outras e sucesso na utilização em seu projeto.

Abraços e até a próxima.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional das Mulheres

O Blog Tecnologia e Gestão de Projetos deseja muitas felicidades a todas as mulheres.

Parabéns pelo seu dia.
08 de Março de 2010 Dia Internacional das Mulheres

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Empreendedor Individual

Recebi este texto por e-mail de um amigo e gostaria de compartilhar com os leitores deste blog.


Empreendedor Individual

1.O que é Empreendedor Individual ?

Considera-se EI o empresário individual a que se refere o art. 966 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil, que tenha auferido receita bruta, no ano-calendário anterior, de até R$ 36.000,00 e que seja optante pelo Simples Nacional.

2.Qual a lei que instituiu o Empreendedor individual ?

Lei complementar nº 128 de 19 de dezembro de 2008. Resolução 58 regulamentou o capítulo da Lei complementar nº 128/08 que criou o Empreendedor Individual, figura jurídica que entra em vigor dia 1º de julho de 2009.

3.A legislação do Empreendedor Individual  já está em vigor?

Os artigos 18-A a 18C da Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008 relativos ao Empreendedor Individual produzem efeitos a partir de 01/07/2009.

4.Como e onde posso me formalizar?

A formalização é feita pela internet no endereço no endereço www.portaldoempreendedor.gov.br.
Há um considerável número de empresas contábeis espalhadas pelo Brasil que poderão realizar esse trabalho de graça. Para saber quem são essas empresas consulte a relação constante dos endereços no portal do empreendedor na Internet. Lembre-se de que toda atividade a ser exercida, mesmo na residência, necessita de autorização prévia da Prefeitura que nesse caso será também de graça. O SEBRAE é outro parceiro que oferecerá orientação de graça sobre a formalização.

5.Quanto tempo demora para me formalizar?

Como a formalização é feita pela Internet, o CNPJ, o número de inscrição na Junta Comercial, no INSS e um documento de alvará que equivale ao alvará de funcionamento são obtidos imediatamente, gerando um documento que deve ser impresso, assinado e encaminhado à Junta Comercial acompanhado de cópia da Identidade. Lembre-se, também, de que é necessário conhecer as normas da Prefeitura para desenvolver o seu negócio, seja ele qual for. Não se registre se não estiver dentro dos requisitos municipais, principalmente em relação à possibilidade de atuar naquele endereço.


6.Posso me formalizar a qualquer tempo?

Para o empreendedor que está obtendo o CNPJ a partir de primeiro de julho de 2009, a opção será simultânea e vale para o ano todo de forma irretratável. No caso de empreendedores que já possuem CNPJ a opção somente poderá ser feita durante o mês de janeiro de cada ano.

7.Qual o custo da formalização?

O ato de formalização está isento de todas as tarifas. Para a formalização e para a primeira declaração anual existe uma rede de empresas de contabilidade que são optantes pelo SIMPLES NACIONAL que irão realizar essas tarefas sem cobrar nada no primeiro ano. Após a formalização o empreendedor terá o seguinte custo:


Para a Previdência: R$ 51,15 por mês (representa 11% do salário mínimo que é reajustado no início de cada ano);


Para o Estado: R$ 1,00 fixo por mês se a atividade for comércio ou indústria;


Para o Município: R$ 5,00 fixos por mês se a atividade for prestação de serviço.

8.Como faço o pagamento destes valores?

Através de um documento chamado DAS que é gerado pela Internet no endereço www.portaldoempreendedor.gov.br. Esse documento pode ser gerado por qualquer pessoa em qualquer computador ligado à Internet. É possível gerar, de uma só vez, os DAS do ano inteiro e ir pagando mês a mês. O pagamento será feito na rede bancária e casas lotéricas, até o dia 20 de cada mês.

9.Qual será o procedimento em caso de atraso nos pagamentos dos impostos?

Caso haja esquecido o pagamento na data certa haverá cobrança de juros e multa. A multa será de 0,33% por dia de atraso limitado a 20% e os juros serão calculados com base na taxa SELIC, sendo que para o primeiro mês de atraso os juros serão de 1%. Após o vencimento deverá ser gerado novo DAS, acessando-se novamente o endereço www.portaldoempreendedor.gov.br. A emissão do novo DAS já conterá os valores da multa e dos juros, sem precisar fazer cálculos por fora e não custa nada.

10.  Como farei se quiser ter direito a aposentadoria por tempo de contribuição?

Nesse caso deverá complementar o pagamento em favor do INSS à alíquota complementar de 9%, calculada sobre o salário-mínimo. O pagamento deverá ser feito em GPS, com o código de pagamento 1295, na rede bancária, até o dia 15 do mês seguinte a que se referir o pagamento ou no primeiro dia útil subseqüente se o dia 15 for feriado.




Exemplo: Com o valor atual do salário- mínimo a conta será a seguinte:





R$ 465,00 x 9% = R$ 41,85. Esse valor deverá ser recolhido em GPS com o código de pagamento 1295. Com esse pagamento, o valor correspondente ao salário-mínimo (atualmente R$ 465,00) passa a contar para todos os efeitos para o cálculo de qualquer benefício previdenciário, inclusive aposentadoria por tempo de contribuição.


Caso o trabalhador já recolha carnê mensal pelo exercício de outra atividade, poderá continuar a fazê-lo, sob os códigos normais.



Exemplo: o trabalhador já recolhe carnê mensal sobre o valor de R$ 600,00, à alíquota de 20%, representando R$ 120,00, em GPS, com o código 1007.



Caso recolha o DAS, efetue a contribuição complementar de 9% (código 1295) e mantenha a contribuição que vinha fazendo (código 1007), seu salário-de-contribuição para fins de benefício passará a ser de R$ 1.065,00 resultado da soma de R$ 465,00 com R$ 600,00.




Pode haver ainda trabalhador que, além de Empreendedor Individual, tenha vínculo de trabalho com outra empresa, como empregado ou autônomo.
Nesse caso, a remuneração que receber da empresa contará para todos os efeitos para os benefícios previdenciários essas informações provêm da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de informações à Previdência Social) , preenchida pela empresa.


Da mesma forma, se esse trabalhador quiser que o valor recolhido em DAS passe a contar para todos os benefícios, deverá recolher a GPS (Guia da Previdência Social) com código de pagamento 1295, mensalmente, com valor correspondente a 9% do salário-mínimo.

11.Que outras obrigações terei junto a Receita Federal, Secretaria da Fazenda do estado e Secretaria de Finanças do município?

Anualmente deverá fazer uma Declaração do faturamento, também pela Internet e nada mais. Essa declaração deverá ser feita até o último dia do mês de Janeiro de cada ano. Mensalmente deverá fazer uma declaração correspondente, basicamente , à informação de quanto o empreendimento faturou, com emissão de notas fiscais e sem a emissão de notas fiscais. Pode ser de próprio punho e não precisa ser enviada a lugar algum. Basta guardá-la.
Além disso, o empreendedor deverá guardar as notas fiscais de suas compras.

12.Que atividades podem ser enquadradas como Empreendedor Individual?

A Resolução 58, regulamentou o capítulo da Lei Complementar nº 128/08 que criou o Empreendedor Individual e suas atividades, figura jurídica que entra em vigor dia 1º de julho de 2009.


-AÇOUGUEIRO
-ADESTRADOR DE ANIMAIS
-ALFAIATE
-ALFAIATE QUE REVENDE ARTIGOS LIGADOS À SUA ATIVIDADE
-ALINHADOR DE PNEUS
-AMOLADOR DE ARTIGOS DE CUTELARIA (FACAS, CANIVETES, TESOURAS, ALICATES ETC)
-ANIMADOR DE FESTAS
-ARTESÃO EM BORRACHA
-ARTESÃO EM CERÂMICA
-ARTESÃO EM CORTIÇA, BAMBU E AFINS
-ARTESÃO EM COURO
-ARTESÃO EM GESSO 
-ARTESÃO EM MADEIRA
-ARTESÃO EM MÁRMORE
-ARTESÃO EM MATERIAIS DIVERSOS
-ARTESÃO EM METAIS
-ARTESÃO EM METAIS PRECIOSOS
-ARTESÃO EM PAPEL
-ARTESÃO EM PLÁSTICO
-ARTESÃO EM TECIDO
-ARTESÃO EM VIDRO
-ASTRÓLOGO
-AZULEJISTA


-BABY SITER
-BALANCEADOR DE PNEUS
-BANHISTA DE ANIMAIS -DOMÉSTICOS
-BAR (DONO DE)
-BARBEIRO
-BARQUEIRO
-BARRAQUEIRO
-BIKEBOY (CICLISTA MENSAGEIRO)
-BOMBEIRO HIDRÁULICO
-BONELEIRO (FABRICANTE DE -BONÉS)
-BORDADEIRA SOB ENCOMENDA
-BORDADEIRA SOB ENCOMENDA -E/OU QUE VENDE ARTIGOS DE SUA PRODUÇÃO
-BORRACHEIRO
-BORRACHEIRO QUE REVENDE -ARTIGOS LIGADOS À SUA ATIVIDADE


-CABELEIREIRO
-CABELEIREIRO QUE REVENDE ARTIGOS LIGADOS À SUA ATIVIDADE
-CALAFETADOR
-CAMINHONEIRO
-CAPOTEIRO
-CARPINTEIRO SOB ENCOMENDA
-CARPINTEIRO SOB ENCOMENDA -E/OU QUE VENDE ARTIGOS DE SUA PRODUÇÃO
-CARREGADOR DE MALAS
-CARREGADOR (VEÍCULOS DE TRANSPORTES TERRESTRES)
-CARROCEIRO
-CARTAZEIRO
-CATADOR DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS (PAPEL, LATA ETC.)
-CHAPELEIRO
-CHAVEIRO
-CHURRASQUEIRO AMBULANTE
-CHURRASQUEIRO EM DOMICÍLIO
-COBRADOR (DE DÍVIDAS)
-COLCHOEIRO
-COLOCADOR DE PIERCING
-COLOCADOR DE REVESTIMENTOS
-CONFECCIONADOR DE CARIMBOS
-CONFECCIONADOR DE FRALDAS -DESCARTÁVEIS
-CONFECCIONADOR DE INSTRUMENTOS MUSICAIS
-CONFEITEIRO
-CONSERTADOR DE ELETRODOMÉSTICOS
-COSTUREIRA
-COSTUREIRA QUE REVENDE ARTIGOS LIGADOS À SUA ATIVIDADE
-CONTADOR/TÉCNICO CONTÁBIL
-COZINHEIRA
-CRIADOR DE ANIMAIS DOMÉSTICOS
-CRIADOR DE PEIXES
-CROCHETEIRA SOB ENCOMENDA
-CROCHETEIRA SOB ENCOMENDA E/OU QUE VENDE ARTIGOS DE SUA PRODUÇÃO
-CURTIDOR DE COUROS


-DEDETIZADOR
-DEPILADORA
-DIGITADOR
-DOCEIRA


-ELETRICISTA
-ENCANADOR
-ENGRAXATE
-ESTETICISTA
-ESTETICISTA DE ANIMAIS -DOMÉSTICOS
-ESTOFADOR


-FABRICANTE DE PRODUTOS DE LIMPEZA
-FABRICANTE DE VELAS ARTESANAIS
-FERREIRO/FORJADOR
-FERRAMENTEIRO
-FILMADOR
-FOTOCOPIADOR 
-FOTÓGRAFO
-FOSSEIRO (LIMPADOR DE FOSSA)
-FUNILEIRO / LANTERNEIRO


-GALVANIZADOR
-GESSEIRO
-GUINCHEIRO (REBOQUE DE -VEÍCULOS)


-INSTRUTOR DE ARTES CÊNICAS
-NSTRUTOR DE MÚSICA
-INSTRUTOR DE ARTE E CULTURA EM GERAL
-NSTRUTOR DE IDIOMAS
-INSTRUTOR DE INFORMÁTICA


-JARDINEIRO
-JORNALEIRO


-LAPIDADOR
-LAVADEIRA DE ROUPAS
-LAVADOR DE CARRO
-LAVADOR DE ESTOFADO E SOFÁ


-MÁGICO
-MANICURE
-MAQUIADOR
-MARCENEIRO SOB ENCOMENDA
-MARCENEIRO SOB ENCOMENDA E/OU QUE VENDE ARTIGOS DE SUA PRODUÇÃO
-MARMITEIRO
-MECÂNICO DE VEÍCULOS
-MERCEEIRO
-MERGULHADOR (ESCAFANDRISTA)
-MOTOBOY
-MOTOTAXISTA
-MOVELEIRO


-OLEIRO
-OURIVES SOB ENCOMENDA
-OURIVES SOB ENCOMENDA E/OU QUE VENDE ARTIGOS DE SUA PRODUÇÃO


-PADEIRO
-PANELEIRO (REPARADOR DE PANELAS)
-PASSADEIRA
-PEDICURE
-PEDREIRO
-PESCADOR
-PEIXEIRO
-PINTOR
-PIPOQUEIRO
-PIROTÉCNICO
-PIZZAIOLO EM DOMICÍLIO
-POCEIRO (CISTERNEIRO, CACIMBEIRO)
-PROFESSOR PARTICULAR
-PROMOTOR DE EVENTOS
-QUITANDEIRO


-REDEIRO
-RELOJOEIRO
-REPARADOR DE INSTRUMENTOS MUSICAIS
-RENDEIRA
-RESTAURADOR DE LIVROS
-RESTAURADOR DE OBRAS DE ARTE


-SALGADEIRA
-SAPATEIRO SOB ENCOMENDA
-SAPATEIRO SOB ENCOMENDA E/OU QUE VENDE ARTIGOS DE SUA PRODUÇÃO
-SELEIRO
-SERIGRAFISTA
-SERRALHEIRO
-SINTEQUEIRO
-SOLDADOR / BRASADOR
-SORVETEIRO AMBULANTE
-SORVETEIRO EM ESTABELECIMENTO FIXO


-TAPECEIRO
-TATUADOR
-TAXISTA
-TECELÃO
-TELHADOR
-TORNEIRO MECÂNICO
-TOSADOR DE ANIMAIS -DOMÉSTICOS
-TOSQUIADOR
-TRANSPORTADOR DE ESCOLARES
-TRICOTEIRA SOB ENCOMENDA
-TRICOTEIRA SOB ENCOMENDA E/OU QUE VENDE ARTIGOS DE SUA PRODUÇÃO


-VASSOUREIRO
-VENDEDOR DE LATICÍNIOS
-VENDEDOR AMBULANTE DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS
-VENDEDOR DE BIJUTERIAS E ARTESANATOS
-VENDEDOR DE COSMÉTICOS E ARTIGOS DE PERFUMARIA
-VENDEIRO (SECOS E MOLHADOS)
-VERDUREIRO
-VIDRACEIRO
-VINAGREIRO

13.  Qual a receita bruta anual do Empreendedor Individual?

Quando o Empreendedor Individual já possuir uma empresa individual, a sua receita bruta anual não poderá ultrapassar R$ 36.000,00. Mas, caso constitua uma empresa no decorrer do ano, a receita bruta de R$ 36.000,00 será proporcional aos meses em que a empresa foi constituída até o final do ano. Por exemplo: 36.000,00 / por 12 meses = 3.000,00 por mês, logo, se uma empresa for registrada em abril, a receita bruta não poderá ultrapassar R$ 27.000,00 (3.000,00 * 9 meses = 27.000,00).

14.  Se a pessoa estiver enquadrada na lei do Empreendedor Individual e estourar a cota de 36 mil anual o que ocorre?

Nesse caso temos duas situações.
A  Primeira: o faturamento foi maior que 36.000,00, porém não ultrapassou R$ 43.200,00. Nesse caso o seu empreendimento é incluído no sistema do SIMPLES NACIONAL, na categoria de microempresa, a partir de janeiro do ano seguinte ao ano em que o faturamento excedeu os R$ 36.000,00. A partir daí o seu pagamento passará a ser de um percentual do faturamento por mês, 4% se for comércio, 4,5% se for indústria e 6% se for prestador de serviço. O valor do excesso deverá ser acrescentado ao faturamento do mês de janeiro e os tributos serão pagos juntamente com o DAS referente àquele mês.


A Segunda: o faturamento foi superior a R$ 43.200,00. Nesse caso o enquadramento no SIMPLES NACIONAL é retroativo e o recolhimento sobre o faturamento, conforme explicado na Primeira Situação passa a ser feito no mesmo ano em que ocorreu o excesso no faturamento, COM acréscimos de juros e multa.
Por isso, recomenda-se que o empreendedor, ao perceber que seu faturamento no ano será maior que R$ 43.200,00, inicie imediatamente o cálculo e o pagamento dos tributos acessando diretamente o Portal do SIMPLES NACIONAL, no endereço www.receita.fazenda.gov.br .

15.  Poderá o Empreendedor Individual trabalhar em sua residência?

Poderá o Município conceder Alvará de Funcionamento Provisório para o Empreendedor Individual: 


I - instalado em áreas desprovidas de regulação fundiária legal ou com regulamentação precária;

II- em residência do Empreendedor Individual, na hipótese em que a atividade não gere grande circulação de pessoas.
Ele deve, antes de proceder ao registro, consultar o município para saber se naquele endereço residencial pode ser instalado um negócio, lembrando que o bem estar coletivo se sobrepõe ao interesse individual. Isso quer dizer que atividades barulhentas ou com grande circulação de pessoas, dificilmente poderão ser exercidas em residências.

16.O Empreendedor Individual é obrigado a emitir nota fiscal?

O Empreendedor Individual estará dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, mas estará obrigado à emissão quando vender para pessoa jurídica.
 
17.  Para o ambulante que trabalha na rua como vai funcionar o sistema?

O ambulante ou quem trabalha em lugar fixo deverá consultar a Prefeitura antes de fazer o registro, com relação ao tipo de atividade e ao local onde irá trabalhar. Apesar do Portal Empreendedor emitir documento que autoriza o funcionamento imediato do empreendimento, as declarações do empresário, de que observa as normas e posturas municipais, são fundamentais para que não haja prejuízo à coletividade e ao próprio empreendedor que, caso não seja fiel ao cumprimento das normas como declarou, estará sujeito a multas, apreensões  e até mesmo fechamento do empreendimento e cancelamento dos seus registros.

18.  Preciso ter contabilidade?

A contabilidade formal como livro diário e razão está dispensada. Não é preciso também ter Livro Caixa. Contudo, o empreendedor deve zelar pela sua atividade e manter um mínimo de controle em relação ao que compra, ao que vende e quanto está ganhando. Essa organização mínima permite gerenciar melhor o negócio e a própria vida, além de ser importante para crescer e se desenvolver. O empreendedor deverá registrar, mensalmente, em formulário simplificado, o total das suas receitas. Deverá manter em seu poder, da mesma forma, as notas fiscais de compras de produtos e de serviços.

19.  Quais os benefícios da formalização?

A)     Cobertura Previdenciária para o Empreendedor e sua família, traduzida nos seguintes benefícios.


Para o Empreendedor:


1- Aposentadoria por idade : mulher aos 60 anos e homem aos 65. É necessário contribuir durante 15 anos pelo menos e a renda é de um salário mínimo;


2- Aposentadoria por invalidez : é necessário 1 ano de contribuição;


3- Auxílio doença: é necessário 1 ano de contribuição;


4- Salário maternidade (mulher): são necessários 10 meses de contribuição;




Para a família:


1- Pensão por morte: a partir do primeiro pagamento em dia;


2- Auxílio reclusão: a partir do primeiro pagamento em dia;
Obs. Se a contribuição do Empreendedor Individual se der como base em um salário mínimo, qualquer benefício a ele que vier a ter direito também se dará como base em um salário mínimo.
B) Acesso a serviços bancários, incluindo crédito.
C) Apoio técnico do SEBRAE sobre a atividade exercida;
D) Possibilidade de crescimento em um ambiente seguro;
E) Desempenhar a atividade de forma legal, sabendo que não sofrerá ações do Estado;
F) Formalização simplificada e sem maiores burocracias;
G) Baixo custo da formalização em valores mensais fixos
H) Simplificação no processo de baixa e ausência de pagamento de taxas.

20.  Posso contratar alguém para me ajudar?

A lei prevê a possibilidade da contratação de até um empregado com remuneração de um salário mínimo ou piso da categoria

21.  Qual o custo para contratação de um empregado?

O custo previdenciário, recolhido em GPS, é de R$ 51,15, sendo R$ 13,95 de responsabilidade do empregador e R$ 37,20 descontado de empregado. Esses valores se alteram caso o salário seja superior ao salário-mínimo e até o piso da categoria profissional.

22.  Em qualquer caso é preciso fazer a Guia do FGTS e Informação à Previdência?

Só deve ser feita se o Empreendedor Individual tiver empregado.
A GFIP que é entregue até o dia 7 do mês seguinte ao pagamento do salário através de um sistema chamado conectividade social da Caixa Econômica Federal. 


Ao preencher e entregar a GFIP, deverá ser depositado o FGTS do empregado, calculado à base de 8% sobre o seu salário. Todas essas contas são feitas automaticamente pelo sistema GFIP, que deve ser baixado do site da Internet da Receita Federal, no endereço www.receita.fazenda.gov.br na parte de Download.
Em resumo, o custo total do empregado para o Empreendedor individual é 11% do respectivo salário mínimo ou piso da categoria, o que equivale a R$ 51,15 se o empregado ganhar o salário mínimo.

23.  Posso prestar serviços a outras empresas?

O Empreendedor Individual não poderá realizar cessão ou locação de mão-de-obra. Isso significa que o benefício fiscal criado pela LC 128/2008 é destinado ao empreendedor, e não à empresa que o contrata.


Significa, também, que não há intenção de fragilizar as relações de trabalho, não devendo o instituto ser utilizado por empresas para a transformação em Empreendedor Individual de pessoas físicas que lhes prestam serviços.

24.  Como fica a situação do Alvará de funcionamento e do cumprimento de posturas municipais?

A concessão do Alvará de localização depende da observância das normas contidas na legislação municipal. O empreendedor deve investigar se o local escolhido para estabelecer se a sua empresa está de acordo com as normas emanadas nesses Códigos.
Ressalte que, assim, antes de qualquer procedimento, o empreendedor deve consultar a Prefeitura para saber se existe ou não restrição para exercer a sua atividade no local escolhido, bem como outros requisitos a serem cumpridos, como sanitários, por exemplo, para quem manuseia alimentos.
Ciente de sua viabilidade em termos de local, o registro como Empreendedor Individual terá força de alvará (também conhecido como autorização de funcionamento).
Ressaltar muito que, caso desconheça as regras de localização, não deve concluir o processo de registro pois isso poderá acarretar prejuízos futuros à coletividade e também ao próprio empreendedor, que estará sujeito a multas, apreensões e até mesmo o fechamento de seu negócio pela fiscalização.  Essa ressalva deve ser feita de forma veemente.


Até a próxima

sábado, 30 de janeiro de 2010

Dia Internacional da Privacidade de Dados

No dia 28 de janeiro foi comemorado a quarta edição do dia Internacional da Privacidade de Dados. Encontrei o vídeo abaixo compartilho onde mostra como o Google trata da privacidade das informações dos seus usuários.
Alguns links relacionados:
Como todo cuidado é pouco, tenha cuidado sobre o que você ou seus amigos publicam sobre você, pois estas informações hoje são utilizadas em várias situações, inclusive por empresas no momento da contratação. A dica vale também para o Twitter, onde falamos exatamente o que pensamos e distribuição é praticamente em tempo real.
Abraços e até a próxima

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CJE/SE – Gestão 2010

No dia 27 de janeiro de 2010, no CIC – Centro de Interesse Comunitário, aconteceu a posse do Iêdo Flávio, presidente eleito no CJE/SE para a gestão 2010. Para os que não conhecem o Conselho de Jovens Empreendedores do Estado de Sergipe– CJE/SE, é um conselho permanente da Associação Comercial de Sergipe, criado para fomentar o empreendedorismo entre os jovens, onde tenho a honra de atuar como Diretor de Projetos.
Abaixo algumas fotos da cerimonia de posse.
Fernando Cunha
Fernando Cunha fazendo o discurso de transição, onde apresentou o trabalho realizado durante a gestão 2008 / 2009.
IMG00157
Iêdo Flávio realizando o discurso de posse como presidente do CJE/SE
IMG00156
Assinando o Termo de Posse como Diretor de Projetos do CJE/SE
IMG00161
Fabiana Cunha que recebeu um premio em reconhecimento ao empreendedorismo realizado junto a Mary Kay
Durante a gestão de 2009, o CJE/SE realizou diversos projetos e atividades, destacando:
  • Lider Nordeste
  • Almoço de Ideia
  • Feirão do Imposto
  • Atividades relacionadas a empreendedorismo com a Família Robets
  • Criação da semana municipal de empreendedorismo, sendo realizada na segunda semana de março
  • entre outros atividades
Até a próxima.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Perfil e Habilidades do Gerente de Projetos

Sempre estou ministrando cursos internos na empresa que trabalho sobre gerenciamento de projetos, procurando sempre mostrar a importância dentro dos projetos.
Vou compartilhar com vocês um pedaço da apresentação onde falo um pouco sobre as habilidades e perfis necessários para este profissional.
Para evitar confundir o gerente de projeto com um gerente da empresa, chamamos o gerente de projeto de gestor de projetos.



Em breve volto a publicar mais alguns pedaços desta apresentação.

Abraços e até a próxima.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Caros Leitores - #1

Após um breve período de recesso, voltamos com muitas novidades para 2010.

A principal foi a reformulação do foco de nossos artigos, ficando assim:
  • Gerência de Projetos - onde será abordado a assuntos relacionados ao planejamento, execução, monitoramento e encerramento de projetos. Também será abordado assuntos relacionados a gerência de portfólio.
  • Tecnologia - Sei que existem diversos sites que falam deste assunto, mas vou tentar focar em assuntos relacionados com a experiência do uso da tecnologia no dia a dia.
  • Empreendedorismo e Negócios - Outro assunto que me fascina e pretendo escrever sobre esse fantástico universo.
Sei que o foco inicial para este Blog seria apenas para falar de Tecnologia e Gerência de Projetos, porém vejo que para empreender hoje em dia, a utilização de ambos é fundamental. Todo empreendimento começa com um projeto que deve ser gerenciado e consequentemente acaba se utilizando da tecnologia. Para equilibrar o conteúdo dentro dos tópicos acima, pretendo escrever um post pelo menos para cada assunto a cada semana.

Vou aproveitar o espaço do blog para divulgar eventos relacionados com o blog. Caso queria ver seu evento divulgado aqui, basta enviar um e-mail com o material que publico para brenomachado.aju@gmail.com

Também aproveitei este período para reformular o modelo que conteúdo que será utilizado pelo Blog. Além dos posts convencionais penso em utilizar mais slide e quem sabe até um videocast.

Outra novidade são as parcerias que estou fechando com o blog.  O blog já possuía parceria com o Google para anúncios e agora estamos também com a Amazon.com, onde também vai parecer mais novidades.





Aproveite para ler as sugestões de sites e blog que estou disponibilizando na parte ao lado do blog. Por enquanto tem links para Gerência de Projetos e Empreendedorismo e Negócios. Em breve tem mais.

Abraços e até a próxima.