Muitos Gerentes de Projetos não sabem ao certo porque foram escolhidos para esta atividade e ficam perdidos nas atividades diárias da gestão do projeto.
Uma das primeiras coisas que o novo gerente precisa se preocupar é com os ativos organizacionais da empresa onde o projeto se encontra. É preciso ter em mente que a autoridade do gerente é descrita no termo de abertura do projeto e que acima dele encontra-se a organização.
Os ativos organizacionais são os procedimentos e cultura da empresa. Esses procedimentos normalmente estão relacionados ao padrão de qualidade.
Mas o que tem de especial nestes procedimentos e por que o gerente do projeto precisa conhecer? Simples, vamos a alguns exemplos. Suponha que seu projeto necessite realizar aquisição de material de escritório. Normalmente as empresas possuem procedimentos e fornecedores capacitado. Importante lembrar que não é apenas a aquisição, mas envolve pagamentos. Também podemos citar, contratações, treinamentos, pagamentos, viagens e entre outros procedimentos que a empresa já deve possuir.
Conhecer os procedimentos existentes na empresa, além de auxiliar nas tarefas diárias, diminui o estress que pode ocasionar entre a organização e o projeto. Imagine você realizar uma aquisição e descobrir que o pagamento não poderá ser realizado por não ter seguido um simples procedimento organizacional.
Abraços e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário