sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dicas para montar um Home Office

O home office ou escritório domestico surgiu da necessidade das grandes corporações em acomodar seus funcionários e ao mesmo tempo reduzir os custos com o escritório. A ideia é acomodar o funcionário na própria residência de modo que possa realizar suas funções, da mesma forma que estaria fazendo na empresa, graças ao advento da tecnologia.

Esse tipo de trabalho pode ser realizado pelos mais diversos segmentos como vendedores, telemarketing, profissionais da área de TI entre muitos outros. Devido a facilidade e redução de custos, muitos profissionais liberais também tem aderido a esta prática, como é o caso de médicos, advogados, engenheiros e outros.

A principal vantagem de se ter um home office é uma melhoria da qualidade de vida, pois não precisamos nos deslocar, fator importante para as grandes cidades. Para montar um home office é preciso definir alguns critérios, até para garantir o sucesso do empreendimento. Alguns deles são:

Ambiente do Home Office

Apesar do seu local de trabalho estar dentro de casa, é preciso criar um espaço separado, como uma sala ou até mesmo parte da casa. Também é importante que tenha um acesso separado para que os clientes possam utilizar, sem ter que passar pela casa para chegar no seu escritório. Procure também ter uma linha telefônica e fax separado, pois o cliente não gostaria de ser atendido por uma criança ou pessoa despreparada. O mesmo vale para a internet, se o seu negócio necessitar de disponibilidade de banda.

Outro fator importante é isolar seu escritório da casa, evitando que crianças ou outras pessoas da família entrem e saiam toda hora, interrompendo o trabalho. Um bom isolamento acústico pode ser necessário. Também é preciso informar aos membros da família sobre a restrição do acesso ao local e contar com a compreensão de todos.

Não esqueça de utilizar móveis de boa qualidade e com ergonomia. Lembre-se que apesar de estar dentro de sua casa, você também deve ter o conforto necessário para trabalhar. O mesmo vale para os itens necessários para o trabalho, como grampeador, computador, telefones e outros, que devem ser utilizados apenas para esta finalidade e não estendido para sua residência.

Horários

Ao montar um home office, a primeira coisa que vem a mente é a flexibilidade de horário, certo? Errado. É preciso criar uma disciplina de horário da mesma forma que teria com uma empresa localizada em outro local. É preciso ter hora para iniciar e terminar o seu expediente, principalmente se envolver atendimento com cliente. Isso não quer dizer que você tenha que cumprir às 8 horas diárias, simplesmente crie um horário e divulgue para seus clientes e cumpra. Ao terminar o horário de expediente, utilize uma secretária eletrônica para receber os recados e evite divulgar a linha telefônica da residência, evitando que o cliente utilize desta alta disponibilidade para ligar em horários inconvenientes.

Despesas

Ao utilizar o mesmo espaço para trabalhar e residir é importante dividir as contas, ou seja, o que será pago pela empresa e o que será pago por você. Isso ajuda na contabilidade da empresa e nos resultados obtidos por ela. Por exemplo vamos utilizar a conta de energia. Ao chegar, deve ser calculado um percentual onde será colocado na contabilidade da empresa e a parte que será pago por você. O mesmo vale para tudo, alimentação, telefone, internet e outros itens utilizados pelo home office. Caso você utilize o seu carro para trabalhos e passeio, também faça um rateio dos gastos, que pode ser proporcional a sua utilização.

Espero que estas dicas ajudem na montagem de seu home office e sucesso com o seu empreendimento.

Até a próxima

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