quinta-feira, 18 de março de 2010

BrOffice e Gerencia de Projetos

Para que não conhece, deixo a dica como um substituto ao Microsoft Office a ferramenta BrOffice. Em um breve resumo, é uma suite que contém:

  • Editor de Texto compatível com o Word
  • Planilha de Cálculo compatível com o Excel
  • Apresentação compatível com o Power Point
  • Desenho vetorizdo
  • Gerenciador de Banco de Dados que utiliza driver JDBC ou ODBC integrado com os demais módulos
  • entre outros
Mantido pelos colaboradores do BrOffice.org no Brasil, sendo que o mesmo é baseado no OpenOffice.org. A equipe brasileira mantém um conjunto de documentos chamado de Escritório Aberto para que as empresas, profissionais liberais ou pessoas físicas possam utilizar como início de seus trabalhos.

Encontrei dentro do Escritório Aberto alguns documentos que podem ser utilizados por gerentes de projetos para o planejamento e acompanhamento de seus projetos, alguns chegando a substituir algumas ferramentas de cronograma como MS-Projeto, de forma básica. Veja algumas delas abaixo.


Ferramenta simples, mas permite o controle de horário e feriados durante o planejamento das atividades


Um pouco mais elaborado, permitindo a visualização do Gráfico de Gantt, utilização de cores de acordo com o percentual de execução entre outros recursos.


Outra ferramenta que pode ser utilizado em diversos tipos de projetos desde uma reforma no escritório até o desenvolvimento de softwares ou implantação de planta industrial. 

As imagens são do próprio site do BrOffice.org, mas já tive a oportunidade de utilizar alguns destes documentos para pequenos projetos, atendendo sem nenhum tipo de restrição e por ser um documento aberto, pode ser modificado para atender de forma especifica sua necessidade.

Confira as demais clicando aqui.

Abraços e até a próxima.


Um comentário:

  1. Ótima dica!
    Bacana para quem não tem o MSProject.
    Também tenho uma dica do GanttProject.
    Confira em meu site:
    http://renatobs.wordpress.com

    Forte Abraço!
    Renato Borges

    ResponderExcluir