Planejar é antecipar os problemas e riscos que podem comprometer o seu projeto, estabelecendo prazos e custos..
É comum projetos, que tiveram um bom grau de planejamento, falhar porque foi simplesmente esquecido de planejar o acompanhamento do projeto. Ao montar um cronograma, os gerentes de projetos se preocupam em sequenciar as atividade, que irão resultar nos deliveries e acabam esquecendo dos pontos de garantia da eficiência da gestão.
Lembre-se que devemos incluir as atividades referentes a própria gestão, como reuniões, baseline das documentações, e as datas onde o projeto deve ser acomapanhado, gerando os reports para as partes interessadas, no próprio cronograma, junto com as demais atividades. Pode ser uma atividade obvia e burocrática, mas sem termos essa definição, não podemos mensurar se será efetivo.
Ao planejar o acompanhamento do projeto, é preciso tomar o cuidado de adequar a periodicidade. Para um projeto de média a longa duração os acompanhamentos podem ser semanais ou quinzenais, não devendo ser superior a metade dos tempos das atividades. Para projetos menores, deve ser utilizado o bom senso para criar um acompanhamento que não prejudique suas entregas.
Aproveite o acompanhamento do projeto para avaliar sua evolução, tomando medidas prevêntivas ou corretivas, alianhando ao seu planejamento. Caso seja necessário, realize os ajustes também nos prazos e orçamentos, refletindo a nova realidade.
Lembre que toda alteração no planejamento do projeto deve ser aprovado pelo patrocinador.
Abraços e até a próxima.
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