quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Criando metas para pequenos e médios empreendedores

“Se não sabe onde quer chegar qualquer caminho server.” O primeiro passo para um sucesso de um empreendedor é saber definir as metas que se deseja atingir para o seu empreendimento, bem como o caminho necessário. Existem alguns passos para auxiliar nestas atividades.

Definição da Meta – consiste em saber onde o empreendimento deseja chegar. Deve ter um valor mensurável, como por exemplo um projeto de expansão de vendas de uma empresa, onde ficou decidido que o marketshare de um produto deve ter um aumento de 20% na rede de supermercados e 30% no varejo sem aumentar mais do que 15% dos custos de venda.

Custos – Após definir nossos objetivos, devemos avaliar os recursos e custos. Neste momento começa o nosso planejamento. No nosso exemplo para atingir nossa meta, deve ser contratado 2 vendedores e terceirizar a logística de entrega. Em relação a produção do produto será necessário rodar parte do turno noturno para atingir a quantidade de estoque necessário. Coloque todas essas informações uma planilha.

Plano de Ação – Nosso próximo passo será criar um plano de ação das atividades que serão desempenhadas para que nossa meta seja atingida. Um modelo seria utilizar o 5W2H que contém as informações O que?, Quanto?, Quando?, Quem?, Como?, Onde?. Com essas informações temos as atividades, quando ela será executada e por quem, entre outras informações. Um exemplo seria: Realizar o treinamento dos novos vendedores sendo realizado pelo coordenador de vendas até o final de mês. Lembre-se que todas as ações devem ser listadas.

Acompanhamento – Determine marcos durante o seu planejamento para que seja realizado o acompanhamento do seu plano de ação. Os acompanhamentos devem acontecer dentro de uma periodicidade de modo que seja possível realizar ações preventivas, corrigindo assim os desvios e trazendo para o planejado. Pode ser necessário fazer alterações no planejamento para refletir a nova realidade. No nosso exemplo podemos descobrir que os 15% de aumento dos custos não foram suficientes e precisamos subir para 25%.

Avaliação – Hora de avaliar se o sua meta foi atingida e consequentemente o sucesso do planejamento. Não leve os números de forma tão precisos, deixando uma margem de erro para mais e para menos.

Para cada empreendimento elabora um planejamento estratégico seguindo as orientações acimas, aumentando assim o sucesso de seu trabalho.


Abrços e até a próxima.

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