segunda-feira, 1 de setembro de 2008

É uma "coisinha" simples...


Sempre que escuto uma pessoa dizer que possui um trabalho, na verdade uma "coisinha" simples, pra ser feito acabo ficando preocupado. A experiência tem me mostrado que não existe esse tipo de trabalho. Por mais simples que possa parecer, alguns critérios devem ser levados em considerações.

Vamos utilizar um simples ajuste em site de cliente como um exemplo. Você é contactado pelo cliente para fazer alguns simples ajustes e incluir algumas funcionalidades. Coisa simples, nada de mais. Neste tipo de trabalho se não for levado de forma profissional pode acabar virando uma bola de neve chegando inclusive a criar algum tipo de conflito entre você e o cliente.

Vários fatores pode acontecer em uma atividade deste tipo, que acabam provocando imprevistos e conseqüentemente aumentando os prazos e é claro, o custo. Como normalmente já temos um orçamento fechado com o cliente temos que absorver o prejuízo. Pode também acontecer de não conseguirmos finalizar o trabalho dentro de um tempo hábil, imagine um site para o lançamento de um produto ou serviço, resultando em prejuízo para ambos os lados. Estes atrasos que ocorrem no decorrer do trabalho, pode abalar a sua imagem profissional perante o mercado.

Antes de dar início devemos observar os seguintes itens:

  1. Defina o escopo: Verifique com o cliente o que ele realmente deseja. É importante compreender o trabalho como um todo. Aproveite este momento para tirar todas as duvidas em relação ao trabalho. Da mesma forma que definimos o que vamos fazer, é importante definir com o cliente os limites, ou seja, o que você não vai fazer.
  2. Avalie: Sabendo o que vamos fazer, avalie o ambiente que iremos trabalhar, tecnologias utilizadas, soluções de terceiros. Faça um estudo de como funciona o ambiente atual. Esta etapa é útil quando temos que fazer ajustes baseados em trabalhos de terceiros.
  3. Impacto: Sempre que vamos realizar um trabalho onde o ambiente existe, é importante verificar o impacto que as nossas mudanças vão provocar de uma forma geral. Normalmente quando modificado um pedaço para atender a solicitação do cliente, podemos paralisar o funcionamento de um outro pedaço. Existem várias formas de fazer este estudo e estarei explicando como você pode fazer outros artigos que estarei publicando.
  4. Riscos: Fazendo um estudo e mapeando os riscos, conseguimos controlar os famosos imprevistos que teremos durante o nosso trabalho. Ao ser identificado um risco devemos medir suas conseqüências para o trabalho a ser realizado e o que podemos fazer para que não aconteça. Devemos também nos preocupar para o inevitável, ou seja, aconteceu, também conhecido como plano de contingência ou no popular, pano B. Dependendo dos riscos identificados, podemos tomar a decisão junto ao cliente e até mesmo não realizar os ajustes ou alterar de forma que possa ser realizado.
  5. Plano de Ação: É basicamente descrever como iremos realizar o trabalho, levando em considerações os marcos de entrega e sub divisões. É importante definir a pessoa responsável por cada ação, bem como ela será realizada. Podemos também incluir valores financeiros para cada etapa.

Desejo sucesso nos seus próximos trabalhos e lembre-se, não existe "coisinha" simples.

Espero que tenha gostado e até a próxima

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