Se tiver oito dias para cortar uma árvore, passarei sete dias amolando o machado para faze-lo no oitavo dia. (Abraham Lincoln)
Sei que na sociedade moderna consideramos o tempo como um dos nossos principais inimigos. Vivemos em um ritmo acelerado de atividades onde temos que fazer cada vez mais em menos tempo, partimos de imediato para a ação esquecendo o principal, planejar.
Por diversas vezes escutei Ricardo Viana Vargas dizer que o empresário brasileiro não tem tempo para perder com planejamento, mas tem dinheiro para refazer.
Podemos perceber que junto com o dinheiro iremos perder também o nosso, e de outras pessoas, tempo. Dependendo do que estejamos fazendo podemos comprometer o projeto e quem sabe até torna-lo inviável.
Antes de iniciar nossas atividades devemos:
- Entender - Primeiro é importante compreender o que precisamos fazer. Considero esse o primeiro passo a ser feito. O que acontece é que começamos a fazer e durante a execução acabamos esbarrando em situações que não compreendemos e acabamos perdendo nosso precioso tempo compreendendo, o que pode ocasionar um retrabalho.
- Dividir - Uma caminhada por mais longa que seja, é sempre um passo após o outro. Da mesma forma nossas atividades devem ser divididas em etapas que possamos executar de forma sequenciada. Este processo é importante para que possamos avaliar a evolução de nosso trabalho.
- Verificar - Muitas das vezes iniciamos nosso trabalho e depois percebemos que não dispomos do material necessário ou dos riscos que podem acontecer durante a execução. Mais uma vez perdemos nosso precioso tempo.
- Acompanhar - Uma vez iniciado, acabamos fechando o foco na atividade e não percebemos como estamos evoluindo. Este é o momento em que muitos problemas acabam acontecendo. Se for necessário, interrompa sua atividade e volte para o primeiro item desta lista.
Sei que pode questionar que iremos gastar mais tempo com o planejamento, mas devemos ter em mente que iremos diminuir o nosso retrabalho, riscos e imprevistos.
Para exemplificar:
Imagine você fazendo um receita de bolo onde você descobre depois que misturou todos os ingredientes, que sua batedeira não esta funcionando. Percebemos a perda financeira e de tempo. Se tivessemos verificado suas necessidades poderia ter adiado a receita ou providenciado outra batedeira
Planejar suas ações, por mais simples que possa parecer, é o primeiro passo para que seja realizado com sucesso.
Espero que tenha gostado e deixe nos comentários como você planeja suas ações. Até a próxima.
Caro Breno,
ResponderExcluirComo falar de um artigo pequeno sobre um assunto tão abrangente?
A sua enumeração das atividades a serem desenvolvidas está bastante abrangente, eu ainda incluiria um tópico que deverá compreender todas as atividades a “Organização”. Creio que essa é a maior dificuldade das pessoas que não planejam, pois devem ter grandes problemas para organizar ou se manterem organizadas.
Concordo que o planejamento diminui bastante o retrabalho e o gasto de grandes somas de dinheiro. Devemos sempre é avaliar também o tipo de planejamento que estamos fazendo para os nossos projetos, será que estamos entendendo, dividindo, verificando, e acompanhando corretamente os nossos projetos?
Um grande abraço e sucesso!
Walter Cardoso Júnior