Recentemente estava revendo alguns livros e me deparei com um que acho bastante interessante, "Quem mexeu no meu queijo" de Spencer Johnson. Neste livro o autor fala sobre ratos que descobrem uma mina de queijo e simplesmente se acomodam até o dia que o queijo acaba, e alguns, enquanto tentavam entender o que aconteceu, tinham outros ratos que buscavam caminhos para novas minas de queijos de forma a garantir sempre sua comida.
Da mesma, muitos empresários e empreendedores, desconhecem o mercado onde o seus produtos estão atuando e se garantem que vão continuar sendo sua fonte de renda eterna, e quando são pegos de surpresa não sabem o que fazer para reverter a situação.
Um ferramenta que podemos utilizar para avaliar um setor ou produto de nosso negócio é a Matriz BCG criada pelo Boston Consulting Group. A matriz possui duas dimensões onde são avaliados o crescimento do mercado e a participação relativa do mercado. Quanto maior a participação do mercado de um produto ou quanto mais rápido o mercado cresce, melhor para seu produto.
Após uma analise de seu mercado, podemos chegar aos seguintes resultados:
- Estrela:Exige grandes investimentos e são lideres de mercado gerando altas receitas. Possuem um bom equilíbrio em relação ao fluxo de caixa, mas com a diminuição do crescimento do mercado, acabam se tornando vacas leiteiras, isso se não tiver perda de mercado.
- Em questionamento:Também conhecido comocriança-problemática, é quando exigem um grande investimento e não possui uma grande participação de mercado, sendo sentido principalmente no fluxo de caixa. Se não for tomado nenhuma providência para aumentar a sua participação no mercado, pode vir a se tornar um abacaxi, porém, também pode vir a se tornar uma estrela se for bem trabalhado no mercado.
- Vaca Leiteira: Possui altos lucros e geração de caixa de fluxo, e como não possuem um mercado em crescimento não precisam de altos investimento. Normalmente é a base de grande empresas.
- Abacaxi: Também conhecido como cachorro vira-lata devem ser evitados ou minimizados pelas empresas. Tentando recuperar o mercado, são elaborados altos planos de recuperação. Se for o caso, deve ser avaliado constantemente e tomada a decisão de abandonar o produto.
Sua principal vantagem é não criar um plano único para avaliar o seu negócio, permitindo criar estrategias separadas.
Algumas desvantagens:
- Alta participação de mercado não é o único fator de sucesso
- Crescimento de mercado não é o único indicador de atratividade de um mercado
- Às vezes um "abacaxi" pode gerar mais caixa que uma "vaca leiteira"
E então? Descobriu como anda o seu produto.
Espero que tenha gosta e deixe seus comentários. Abraços e até a próxima
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