- Analise SWOT
- Analise Competitiva - Porter
- Matriz BCG
Analise SWOT
História
Dentre essas técnicas vamos fazer uma analise mais aprofundada na Analise SWOT. Não se sabe exatamente quando e por quem ela foi criada. Segundo HINDLE & LAWRENCE (1994) a análise SWOT foi criada por dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen. Por outro lado, TARAPANOFF (2001:209) indica que a idéia da análise SWOT já era utilizada há mais de três mil anos quando cita em uma epígrafe um conselho de Sun Tzu: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças ” (SUN TZU, 500 a.C.) Apesar de bastante divulgada e citada por autores, é difícil encontrar uma literatura que aborde diretamente esse tema.
Utilizando a Analise SWOT
Esta analise consiste em dividir o cenário a ser estuda em ambiente externo (oportunidades e ameaças) e interno (forças e fraquezas). Esse cenário é representado pela matriz SWOT, conforme a figura abaixo.
As forças e fraquezas se relacionam entre se e determinam a situação atual do projeto ou negócio, quase sempre, fatores internos, enquanto que as oportunidades e ameaças são antecipação do futuro e estão relacionados a fatores externos.
O ambiente interno é resultado de planejamentos estratégicos de atuação definidos pelos gestores , sendo assim, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo e quando for percebido um ponto fraco, deve-se agir para controla-lo, ou minimizar seus efeitos.
No ambiente externo é totalmente fora do controle de seus gestores, mesmo assim é importante conhecer e monitorar com frequencia de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças, o que nem sempre é possível, porém pode ser feito um planejamento para minimizar seus efeitos.
A Matriz SWOT deve ser utilizada entre o diagnóstico e a formulação estratégica propriamente dita.
Feito essa analise, estamos prontos para darmos inicio ao planejamento estratégico. Confira este artigo para que você possa entender um pouco sobre plano de ação.
Espero que tenha gostado e até a próxima parte deste artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário