O que é o WebIntegrator
Para aqueles que ainda não conhecem, o WebIntegrator é um framework para desenvolvimento de aplicações web utilizando java. A grande vantagem em desenvolver utilizando este ambiente é não precisar conhecer java. Como assim, um ambiente de desenvolvimento java onde não é preciso saber programar em java? Exatamente, o framework procura abstrair a codificação utilizada durante o desenvolvimento. Outras vantagens que podemos citar é o ambiente de trabalho 100% web e a robustez nos códigos gerados.
Então que tipo de aplicação posso desenvolver? Praticamente todo tipo de aplicação, dentro das limitações oferecidas pelo ambiente web. Você precisa apenas conhecer HTML, Javascript e CSS para iniciar o desenvolvimento. Caso você não conheça, não desamime. Você também pode desenvolver com o WebIntegrator utilizando alguns componentes e templates que já vem com ele.
Instalando o WI
A instalação do WebIntegrator é bastante simples. Primeiro você precisa baixar o WI do site www.webintegrator.com.br. Para utilizar você precisa ter instalado e configurado:
- Java 1.5 ou superior
- Tomcat 5.5 ou superior
Inicie o tomcat e faça o deploy do arquivo wi3.war. Pronto, agora abra o navegador e chame: http://localhost:8080/wi3, onde localhost é o endereço do seu servidor e 8080 a porta que o tomcat esta usando.
Se tudo estiver correto, você irá ver a tela de acesso do WebIntegrator abaixo.
Criando um Projeto
Vamos iniciar o nosso primeiro projeto com o WebIntegrator, na tela inicial clique no botão Builder, onde teremos a seguinte tela:
Clique em [Novo Projeto], informe o usuário admin e senha admin e clique no botão Abrir.
Preencha os campos acimas, seguindo as instruções:
- Nome: Digite o nome do seu projeto. Cuidado com esse nome, pois será utilizado para criar a estrutura de diretórios dentro de webapps do tomcat
- Copiar de: Permite que seja informado um projeto como estrutura para este novo projeto. Vamos supor que você tenha um esqueleto de uma aplicação, contendo controle de acesso, menu, funções, imagens entre outras coisas, você pode utilizar este projeto como base para seu novo projeto.
- Descrição: Utilizar descrever seu projeto. Esta informação poderá ser alterada posteriormente.
Conhecendo o ambiente do WebIntegrator
No espaço 1 temos os artefatos produzidos pelo WebIntegrator. São eles: páginas, combos, grids, downloads, uploads, Events e WebServices. Iremos nos aprofundar em cada um deles no decorrer do curso. Este espaço esta sempre visível no navegador.
O espaço 2 são as conexões que podemos realizar com o WebIntegrator, divididos em Banco de Dados e Servidores. O WebIntegrator permite conexão com os principais bancos de dados do mercado. Pode também realizar conexão de FTP, Webservices, POP, SMTP, IMAP entre outros.
Temos no lado direto do navegador, espaço 3, onde iremos trabalhar. O conteúdo deste espaço muda dependendo de nossa atividade. Ao iniciar o WebIntegrator aparece informações referente ao projeto, que pode ser acessada posteriormente clicando em projetos localizado no espaço 1.
Durante o decorrer do curso e em outros posts estarei mostrando mais desta página.
Este post foi um pouco curto, porém acredito que tenha ajudado neste primeiro contato com o WebIntegrator.
Em nosso próximo encontro aprenderemos sobre os tipos de variáveis suportadas pelo WebIntegrator e estarei criando uma página com consulta no banco de dados e exibindo o resultado em uma grid.
Fiquem a vontade para escrever ou deixa comentário. Abraços e até a próxima.