Apesar de ser da década de 90, percebo que há pouco foi descoberto os indicadores, ou BSC, pelo empresários ou gestores. Já publiquei aqui no blog um artigo sobre esse assunto,
veja aqui.
Um conjunto de bons indicadores servem como um termometro para auxiliar a atingir suas metas, definidas no planejamento estratégico, ou no seu plano de negócio ou projeto. Mas o que podemos chamar de bons indicadores?
Vamos imaginar que o dono de uma pizzaria resolveu adotar a técnica de indicadores para o crescimento de seu empreendimento. Apesar de ser pequeno, o empreendedor definiu a missáo, visão e seus valores, além de traçar algumas metas mensuráveis e com prazos determinados.
Apesar de ter um conhecimento básico sobre as técnicas de gestão, ficou conhecendo as vantagens de trabalhar com indicadores e resolveu utilizar em sua pizzaria. Começou definindo o que precisaria medir, como quantidade de clientes atendidos, quantidade de pizzas vendidas e valor total da vendas no dia. Até ai os indicadores estão perfeitos, simples e fáceis de serem medidos.
Com o passar do tempo, ele percebeu que os indicadores não estavam ajudando como ele pensou, e até tomou algumas decisões de forma errada, devido aos números que estava obtendo.
Onde foi que ele errou? Será que realmente a utilização de inidcadores serve para qualquer tipo de empreendimento? A resposta é bem clara, SIM.
Se o nosso empreendedor tivesse indicadores mais alinhados ao seu planejamento estratégico, com certeza seriam mais úteis.
Vamos ajudar então nosso amigo a definir alguns indicadores mais apropriados para obter a ajuda que ele tanto precisa. Como ele já tinha definido alguns indicadores no passado, podemos utilizar essa massa histórica para trabalhar os novos indicadores. Podemos criar os seguinntes indicadores
- Valor médio de pizzas por cliente
- Valor médio pago por cliente
- Valor médio pago por pizza
- Média de cliente em um período
- Média de pizzas em um período
- entre muitos indicadores que podemos pensar
Percebam que aqui começamos a ter indicadores derivados de outros indicadores básicos, e agora podemos ter informações mais úteis.
Para alinhar ao nosso planejamento estratégico, devemos fazer os indicadores trabalharem agora como termômetro. Se tenho um valor que meus clientes consomem em média R$ 43,00 e 1,3 pizzas como isso pode me ajudar?
Ai entra a estratégia, se tenho uma meta definida, então eu sei que cada cliente precisaria consumir 1,5 pizzas e que o valor médio deveria ser R$ 48,00, agora sei onde preciso atacar para atingir meu objetivo.
Indicadores também ajudam no caso de ter criado metas, que já estou conseguindo obter, mas que ainda não é perceptivel.
Ah! Antes que esqueça, faturamento final não é uma meta, mas sim um resultado esperado de um conjunto de ações e metas. É como dizer que uma pessoa precisa ganhar o jogo de xadrez, mas se ele não souber as estratégias do jogo, de nada adianta.
Você utilizar indicadores em seus projetos e empreendimentos? Compartilhe com os demais leitores suas experiências, deixando seus comentários.
Abraços e até a próxima.