quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Balanced Scorecard

Assistir recentemente esses videos sobre BSC - Balanced Scorecard e gostaria de compartilhar com vocês. Já tinha falado em outros momentos aqui sobre esse assunto, mas sempre temos algo novo para aprender.

O áudio esta em inglês, porem de fácil compreensão.

Planejamento Estratégico com BSC



Como desenvolvedor seu plano de ações para atingir suas metas



Aprenda a criar metas que podem ser atingidas


Espero que gostem, abraços e até a próxima.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Cálculo do Valor Agregado

Uma das técnicas para monitoramento e acompanhamento de projetos é a utilização de valor agregado, que com algumas poucas informações podemos avaliar a situação do projeto.

Já tinha publicado aqui um exemplo que utiliza valor agregado para calcular o custo final de um projeto de construção de uma casa, bem com as estimativas de prazos. Confira aqui.

A cálculo do valor agregado é feito basicamente com as informações financeiras de custos planejados e realizados, conforme mostrado na imagem abaixo.


Para facilitar os cálculos, criei uma planilha para auxiliar e estou compartilhando com os leitores do blog.


Caso tenha interesse nesse arquivo, basta solicitar pelo e-mail brenomachado.aju@gmail.com que envio a última versão. Pretendo também criar uma lista de e-mails para enviar a versão atualizada, sempre tiver alguma melhoria.

Caso tenha alguma contribuição, a vontade para colaborar.

Abraços e até a próxima.




quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Disciplina no Gerenciamento de Projetos

Estava lendo no Blog Voices on Project Management do PMI um artigo sobre disciplina no gerenciamento de projetos e gostaria de compartilhar aqui.

Procure seguir os itens abaixo e garanta o sucesso na gestão de seus projetos:


  • Planeje as atividades das próximas semanas de trabalho, de 1 a 2 a frente.
  • Verifique as atividades do dia anterior
  • Realizar revisões diárias de o que você fez ou deixou de cumprir
  • Acompanhe através de seus apontamentos
  • Evite perder tempo, tais como conversas não relacionadas
  • Prática de permanecer dentro do prazo estipulado para as reuniões, tarefas e atividades
  • Mantenha-se responsável por suas próprias entregas usando um documento de Daily Tracker
  • Comunique-se com as partes interessadas e patrocinadores regularmente, independentemente dos resultados
Sucesso nos projetos.

Abraços e até a próxima.

Até onde vai as páginas WEB?

Tive a oportunidade de começar a escrever códigos HTML em 1996, onde criei a minha página pessoal e disponibilizei para o mundo.


Caso queira visitar, ainda encontra-se disponível no WebArchive. Após esse grande passo para entrar no mundo da programação WEB, aprendendo em seguida CGI utilizando C e Perl, e depois passando para a programação PHP em 1998. Também conheci a programação Javascript que permitia criar alguns efeitos bacanas, diga-se de passagem para época. Era possível automatizar algumas funcionalidade sem a necessidade de submeter a página para processamento, interessante para uma período onde se utiliza modens de 14.400.

Recentemente estava vendo algumas páginas desenvolvidas utilizando HTML + JavaScript resultando em duas aplicações interessantes.

A primeira é o Windows 3.1, sendo emulando de forma completa dentro do Browser.


Outra aplicação web desenvolvida foi um emulador de Linux, que testei e percebi que é praticamente completa, inclusive com os diversos programas que acompanham a distribuição.


Fico pensando agora, onde iremos parar com o desenvolvimento WEB e por quanto tempo irá sobreviver o desktop.

Abraços e até a próxima.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Projetos de Prédios Sustentáveis

Fazendo algumas pesquisas sobre gestão de projetos encontrei algumas informações sobre projetos de prédios sustentáveis, certificados pela Green Building Council Brasil, onde a maioria esta localizado no estado de São Paulo, sendo atualmente 29 prédios.

  1. Agencia Bradesco Perdizes
  2. Banco Real Agencia Bancaria Granja Viana
  3. Braskem
  4. Building the Future ( Boehringer Ingelheim )
  5. CARN - ED PADAURI
  6. CARN - Edificio DEMINI
  7. CD BOMI Matec
  8. CENTRO DE CULTURA MAX FEFFER
  9. Centro de Desenvolvimento Esportivo (Bradesco)
  10. Centro Distribuição AVON
  11. CYK
  12. Delboni Auriemo - Dumont Villares
  13. Ecopatio Bracor Imigrantes
  14. Edificio Jatoba
  15. Eldorado Business Towe
  16. Fleury Medicina Diagnostica Rochavera
  17. GBC Brasil
  18. McDonalds - Riviera São Lourenço
  19. Morgan Stanley
  20. Pão de Açucar Indaiatuba
  21. Pão de Açucar Vila Clementino
  22. Pavilhão Vicky e Joseph Safra (Hospital Albert Einstein)
  23. Rochavera Corporate Towers - Torre A
  24. Rochavera Corporate Towers - Torre B
  25. Technology Center Powetrain
  26. Unilever TI - Rochaverá
  27. WTorre JK - Torre Sao Paulo
  28. WTorre Nacoes Unidas 1 e 2
  29. Escritorio Kraft Foods SP
Outros estados como Santa Catarina, Rio de Janeiro e Bahia também projetos sustentáveis.

Para que o projeto possa ser certificado, é preciso que o empreendimento atenda alguns requisitos como:
  • Como reaproveitamento de energia
  • Uso eficiente da água
  • Utilização de materiais ecologicamente corretos na construção.
Caso deseje obter mais informação sobre o assunto, visito o site da Green Building Council Brasil.

Abraços e até a próxima

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Entenda com o Google Funciona


Encontrei esse vídeo que gostaria de compartilhar com os leitores, onde mostrar como funciona o sistema de busca do Google. Vale a pena conferir.


Abraços e até a próxima.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Space Shuttle Dicovery - 360 Graus

Recebi um link interessante que gostaria de compartilhar com os leitores deste blog. Sempre achei interessante os projetos espaciais e tinha a curiosidade de ver o interior da cabine de comando de um ônibus espacial.


Clique aqui para pode visualizar em 360 graus a cabine de comando, lembrando que você pode utilizar o mouse, fazer zoom e outros coisas.

Abraços e até a próxima.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dica GP - Linha de Base

Logo após concluído o planejamento do projeto deve ser criado a linha de base ou Baseline. A linha de base nada mais é do que congelar as infromações no momento que foi finalizado o planejamento e antes de iniciar a execução do projeto,

Deve ser congelado todas as informações relevantes ao projeto e que podem ser utilizadas para acompanhar e detectar eventuais distorções durante a execução. A linha de base jamais deve ser alterada, salvo em caso da necessidade de novo planejamento ou inclusão de novas atividades ao projeto, devendo ser congelado apenas a parte afetada.

As atividades finalizadas também não devem ter suas linhas de base alteradas.

Ferramentas como o MS-Project e o Openproj permitem criar linhas de base do cronograma permitindo assim melhor acompanhamento

Lembre-se, saber a evolução do projeto é apenas um ferramenta para saber o quanto você avançou no projeto, mas sem ter os marcos da linha de base você sabe apenas que andou, mas não consegue medir se esta dentro ou não do que tinha planejado.

Conte sua experiência com linhas de base nos comentários.

Abraços e até a próxima.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Como você trata seus cliente?

Gostaria de compartilhar com você leitor mais um "causo" que tive em relação a qualidade no atendimento ao seus cliente por parte de uma empresa. Como de costume, não irei citar nomes de empresas ou envolvidos aqui, apenas o fato.

Tudo começou quando resolvi colocar internet em minha casa. Como não me interessava ter uma linha de telefone residencial, descartei o Velox, buscando assim alternativas. Percebi que tinha duas a principio: Internet via rádio ou 3G. Devida a quantidade de reclamação que vejo em relação a qualidade do sinal 3G optei pelo via rádio.

Próximo a minha casa possui uma empresa onde procurei informações sobre o procedimento e valores. Até esse momento tratamento digno de qualquer cliente. Fui informando que seria necessário fazer um teste de visada antes de me passarem uma proposta. Agendei com eles e no momento acordado o técnico estava lá. Primeiro problema, como tinha informado que seria em um prédio de 4 andares imaginei que pela experiência deles não teria problema e seria rápido. Engano meu, o técnico não trouxe a escada, apesar de ter informando na empresa que poderia precisar, mas estava em uso em outro local, sendo necessário minha intervenção e a boa vontade do pessoal do prédio em disponibilizar a escada.

Após um tempo o técnico retorna dizendo que estou muito bem localizado e com várias, falei várias, antenas ao meu redor, inclusive a torre deles. Que ótimo. Agora seria apenas aguardar a proposta para poder autorizar o serviço Passado alguns dias, recebo a proposta e autorizo a instalação do equipamento.

No dia agendado, aguardo a equipe que tinha agendado como a primeira do dia, evitando assim atrasos no início do trabalho. Após 2 horas aguardando finalmente chegam, esquecendo mais uma vez a escada e como a do condomínio estava em uso, foram na empresa pegar uma. Subiram e após 1 hora de trabalho me informaram da dificuldade de conseguirem uma antena para receber o sinal. Lembrando que na primeira analise eu estava cercado de antenas, para onde foram parar todas elas? Bom, passado mais um tempo o técnico vem me informar que o modelo vendido estava errado e que a ÚNICA antena com visada para o meu prédio era de outr modelo.

Ficaram de enviar uma nova proposta comercial para este novo material, mas me informaram que seria mais cara. Passado 2 meses desde o ocorrido, ainda espero a ligação da empresa com essa nova prosposta. Resultado, neste tempo tenho usado a internet do celular de uma promoção de poucos centavos o dia que utilizo e estou bastante satisfeito.

E você, como trata seus clientes atuais e futuros?

Possui alguma história ou causo parecido, utilize os comentários para contar.

Abraços e até a próxima.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Você sabe quanto vai custar seu projeto?

Sempre escutamos que os projetos estão atrasados e por conta disso vai custar mais caro. Afinal, como é possível prever o custo no final de um projeto. Para isso existem diversas técnicos, onde irei abordar uma das mais utilizadas, conhecida como Valor Agregrado.

O cálculo do Valor Agregrado para serve fazer o acompanhamento do projeto, permitindo saber se encontra-se ou não no prazo. Lembro que um projeto no prazo é aquele que encontra-se dentro do planejado, nem adiantado ou atrasado. Para isso os cálculos são feitos baseados em valores financeiros do projeto. O maior erro de um gerente de projetos é fazer o acompanhamento utilizado os percentuais de conclusão das atividades, pois pode descobrir tarde que vai precisar fazer hora extra ou levar a equipe a exautão para concluir no prazo.

Neste post, vou focar apenas na estimativa final do custo do projeto, sem me preocupar se encontra-se ou não no prazo.

Vamos supor que você contratou um gerente de projetos para planejar e acompanhar a construção da casa de praia.

O projeto da casa foi estimado em R$ 150.000,00 e em dado momento do projeto, o gerente do projeto foi indagado se o custo no final seria esse mesmo, pois o dono da casa tivera alguns gastos excessivos com o projeto.

Após um levantamento dos custos e com o auxilio do Valor Agregado o gerente de projetos informou que seria necessário adiconar mais valor ao projeto, pois o novo custo seria de quase R$ 160.000,00. Afinal, como conseguiu fazer essa previsão. Vamos aos cálculos.

O orçamento planejado do projeto foi de R$ 150.000,00.
Até o momento foi gasto no projeto R$ 87.000,00, mas segundo o cronograma deveria ter sido gasto R$ 82.000,00.

Calculando o Indice de Desenvolvimento do Custo (IDC) temos:

IDC = 82.000 / 87.000,00 = 0,943.

O IDC indica que para cada R$ 1,00 investido no projeto esta resultando apenas em R$ 0,943, ou seja, o projeto esta gastando mais que o esperado.

Agora vamos calcular a projeção de custo de custo do projeto.

ENT = 150.000 / 0,943 = 159.066,81.

Pronto, como o gerente de projeto tinha informado, o custo estimado no termino do projeto será de R$ 159.066,81.

Existem algumas variações deste calculo, mas esta é a forma mais utilizada.

Abraços e até a próxima.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Openproj. Será que vale a pena?

Uma das principais ferramentas no planejamento da gestão do projeto é a criação do cronograma. Para os que não são da área, o cronograma é o resultado de um série de atividades começando pela criação da Estrutura Analitica do Projeto, EAP ou WSB. Após isso é definido as atividades, suas estimativas de esforços e por fim seu sequenciamento. Simples.

Quando falamos em criar cronograma, pensamos logo em uma ferramente que podemos utilizar e nos vem a mente o MS-Project. Sempre utilizei essa ferramenta, mas recentemente tive a oportunidade de testar outras existentes no mercado, dando preferencia aos softwares livres. O meu escolhido foi o OpenProj, desenvolvido pela empresa Serena. A versão testada foi a gratuita, mas a empresa também possui versões mais robustas pagas.




Vamos lá. Na criação das atividades, o processo é igual ao utilizado pelo MS-Project. Faltou apenas algumas teclas de atalhos para facilitar o trabalho, como o avanço ou recuo da atividade, devendo ser feito utilizando a barra de ferramenta ou com o mouse. Também não é possível subir ou descer as tarefas com facilidade. Outro ponto que senti falta, foi a possibilidade de ajustar o percentual de alocação do recurso, baseado na duração e esforço.

Um dos ponto que me chamou a atenção na ferramente é visualização do diagrama de rede, EAP e RBS (Estrutura analitica de Recursos). O MS-Project possui a capacidade de visualizar o Diagrama de Rede, mas ou outros dois são necessários softwares de terceiros. O grande diferencial é a possibilidade de modificar o cronograma atravéś dos diagramas. Um exemplo seria criar um sequenciamente de atividades usando o diagrama de redes, sendo refletido na planilha de entrada. Essa possibilidade compensa a falta de alguns recursos, como subir ou desder uma tarefa na planilha de atividades.

Em relação aos relatórios, ele possui apenas os essencias, mas fazem bem seu trabalho, permitindo ordenar, agrupar ou filtras. Não existe a possibilidade de criar ou modificar novos relatórios.

Deixei para o final desse artigo o recurso que mais me chamou atenção que é a possibilidade de utilizar gráficos para o acompanhamento do projeto, entre eles a famosa Curva S. No MS-Project isso é possivel apenas utilizando em conjunto com o Excel, e mesmo assim não achei tão fácil de utilizar.

O grande ponto fraco do Openproj é a falta de documentação para quem esta começando, sendo que a maioria das funcionalidades acabei descobrindo por conta própria.

Muitos artigos pela frente essa ferramenta que acabei adotando para trabalhar com projetos.

Abraços e até a próxima.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

10 Maiores Projetos do Mundo

Você sabe quais são os 10 maiores projetos em andamento no mundo? Fiquei com essa curiosidade e fui procurar essa informação. Confira abaixo.

1 - High Speed 2, Inglaterra: US$ 45.6 bilhões.
O Reino Unido planeja criar uma ferróvia de alta velocidade ligando Londres e o West Midlands, e ligando Londres ao Norte da Inglaterra e Escocia.

2 - Gordon Liquefied Natural Gas, Australia: US$ 37 bilhões
O megaprojeto irá prover gás e gás liquefeito na criação de uma série de gasodutos e instalação doméstica de gás

3 - South Stream Pipeline, Russia: US$ 20 bilhões
O gasoduto ao redor da Russia, indo do Mar Negro até a costa da Bulgária, suprindo a região com gás natural

4 - London Crossrail, Inglaterra: US$ 25.5 bilhões
Um sistema de ferróvias no centro de Londres que irá conectar rotas existentes e proverá transporte adicional para a comuntação de trens.

5 - GCC Rail, Emirados Arabés, US$ 25 bilhões
Este sistema de trens de alta velocidade da Gulf Coorperation Concil irá do Kuwait até Omam passando por seis nações.

6 - Masdar City, Emirados Arabés, US$ 22 bilhões
O projeto de Abu Dhabi é criar uma cidade com energia renovável com foco nas tecnologias limpas.

7 - NextGen Air Traffic Control System, USA: US$ 20 bilhões
Um sistema para o controle de tráfego áereo nacional, incluindo redução de impacto ambiental e aumetar a segurança nacional.

8 - Rio - São Paulo - Campinas High Speed Rail, Brasil: US$ 20 bilhões
Planejamento de construir uma ferróvia de alta velocidade conectando São Paulo e Rio de Janeiro.

9 - Round 3 Wind Farm Zone, Inglaterra: US$ 18 bilhões
O Reino Unido iniciou com entusiasmo o uso de energia eólica para a geração de eletricidade que deve suprir 1/4 do país.

10 - Port of Qingdao, China: US$ 15 bilhões
Localizado no Mar Amarelo, este porto é o segundo maior da China. Este mega projeto envolve uma nova doca e reforma no porto.

O que me chamou atenção foi a quantidade de projetos sendo realizados na Inglaterra, bem como o quantidade de projetos envolvendo energia alternativa, como gás natural e eólica.

O Brasil também aparece na lista dos projetos com o trem bala ligando São Paulo e Rio de Janeiro e na posição 12 com o projeto da Olimpiadas de 2016, no valor de US$ 14 bilhões.

Fonte: Top 100 Global Infrastructure Projects, CG/LA Infrastructure, November 2010

Abraços e até a próxima.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Ganhe tempo ao realizar suas atividades

Após ter falado sobre o aprendizado que tive enquanto trocava uma peça do carro, comecei a anotar as diversas lições que temos em nosso dia a dia, e resolvi escrever aqui no blog as lições aprendidas.

Essa história já tem alguns meses e não pretendo entrar em detalhes de local ou pessoas envolvidas. Tudo começou quando resolvi instalar uma câmera de ré no carro. Já tinha trocado o som do carro para um modelo que possuia as conexões apropriadas. Resolvi então comprar a câmera em um loja via internet devido ao preço de oportunidade que encontrei.

Ao chegar o equipamento procurei um loja especializado no assunto para a devida instalação. Levei a câmera para mostrar ao técnico e ver o equipamento adicional e, claro o preço.

De forma bastante rápida, fui informado do valor e combinei o horário para que o serviço fosse executado. No horário combinado levei o carro e começamos o serviço. A primeiro pérola foi quando fui indagado pelo técnico onde estava a broca. Como assim broca? Resultado, após ter que armengar para fazer o furo para instalar a pequena câmera, e antes que perguntem, o acabamento ficou bom, veio a segunda pérola. Agora é a vez do cabo e conectores, onde mais uma vez informei que não veio. Pense num profissional que reclamou, pois quem já viu vender um equipamento desta forma e que esses produtos comprados via essa tal de internet não eram confiáveis.

Após essa segunda pérola, veio também a novidade que o valor que tinha sido passado não contemplava esse material, e que teria que comprar por fora. Resultado, paguei mais uma quantia na aquisição desse material.

Devido a essas pequenas pérolas, acabou dilatando, e bem, o tempo necessário para realizar o serviço, além de atrasar outros que ainda estavam na fila.

Essa história que contei, muito de vocês também podem estar se vendo em situações parecidas, pois não foi um fato isolado, e sim parte do cotidiano de muitos trabalhadores.

Antes de começar uma atividade planeje o que vai fazer, como fazer e o que vai precisar. O tempo que você vai gastar para fazer deve ser o resultado deste planejamento acima, inclusive no caso de não ser possível realizar neste intervalo, podendo assim fazer os ajustes necessários. Caso seja possível, utilize um cronometro com intervalos definidos para ir acompanhando o progresso do trabalho. Outra sugestão para manter o foco no tempo é a utilização de um time conhecido como egg time.

Planeje antes de executar e realize suas atividades dentro do prazo. Fazendo isso você vai perceber que o dia vai render e junto uma sensação de bem estar, pelo dever cumprido.

Você possui alguma história parecida ou quer compartilhar como você planeja suas ativdades, fique a vontade para deixar nos comentários abaixo.

Abraços e até a próxima.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Indicadores - Chave de Sucesso?

Apesar de ser da década de 90, percebo que há pouco foi descoberto os indicadores, ou BSC, pelo empresários ou gestores. Já publiquei aqui no blog um artigo sobre esse assunto, veja aqui.

Um conjunto de bons indicadores servem como um termometro para auxiliar a atingir suas metas, definidas no planejamento estratégico, ou no seu plano de negócio ou projeto. Mas o que podemos chamar de bons indicadores?

Vamos imaginar que o dono de uma pizzaria resolveu adotar a técnica de indicadores para o crescimento de seu empreendimento. Apesar de ser pequeno, o empreendedor definiu a missáo, visão e seus valores, além de traçar algumas metas mensuráveis e com prazos determinados.

Apesar de ter um conhecimento básico sobre as técnicas de gestão, ficou conhecendo as vantagens de trabalhar com indicadores e resolveu utilizar em sua pizzaria. Começou definindo o que precisaria medir, como quantidade de clientes atendidos, quantidade de pizzas vendidas e valor total da vendas no dia. Até ai os indicadores estão perfeitos, simples e fáceis de serem medidos.

Com o passar do tempo, ele percebeu que os indicadores não estavam ajudando como ele pensou, e até tomou algumas decisões de forma errada, devido aos números que estava obtendo.

Onde foi que ele errou? Será que realmente a utilização de inidcadores serve para qualquer tipo de empreendimento? A resposta é bem clara, SIM.

Se o nosso empreendedor tivesse indicadores mais alinhados ao seu planejamento estratégico, com certeza seriam mais úteis.

Vamos ajudar então nosso amigo a definir alguns indicadores mais apropriados para obter a ajuda que ele tanto precisa. Como ele já tinha definido alguns indicadores no passado, podemos utilizar essa massa histórica para trabalhar os novos indicadores. Podemos criar os seguinntes indicadores
  • Valor médio de pizzas por cliente
  • Valor médio pago por cliente
  • Valor médio pago por pizza
  • Média de cliente em um período
  • Média de pizzas em um período
  • entre muitos indicadores que podemos pensar
Percebam que aqui começamos a ter indicadores derivados de outros indicadores básicos, e agora podemos ter informações mais úteis.

Para alinhar ao nosso planejamento estratégico, devemos fazer os indicadores trabalharem agora como termômetro. Se tenho um valor que meus clientes consomem em média R$ 43,00 e 1,3 pizzas como isso pode me ajudar?

Ai entra a estratégia, se tenho uma meta definida, então eu sei que cada cliente precisaria consumir 1,5 pizzas e que o valor médio deveria ser R$ 48,00, agora sei onde preciso atacar para atingir meu objetivo.

Indicadores também ajudam no caso de ter criado metas, que já estou conseguindo obter, mas que ainda não é perceptivel.

Ah! Antes que esqueça, faturamento final não é uma meta, mas sim um resultado esperado de um conjunto de ações e metas. É como dizer que uma pessoa precisa ganhar o jogo de xadrez, mas se ele não souber as estratégias do jogo, de nada adianta.

Você utilizar indicadores em seus projetos e empreendimentos? Compartilhe com os demais leitores suas experiências, deixando seus comentários.

Abraços e até a próxima.

terça-feira, 29 de março de 2011

Palestra Alexandre Prates - Dia 31/03 em Aracaju

O CJE/SE - Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe traz para Aracaju a palestra de Alexandre Prates no dia 31/03 no Hotel Aquarius as 20:00. 

Alexandre Prates é coach e palestrante, especialista em desenvolvimento humano e performance organizacional. Palestrante em grandes eventos nacionais e internacionais. Esteve entre os dez palestrantes do Congresso Latino Americano de Coaching. Autor do método de coaching Inteligência Potencial® e da inovadora metodologia de treinamento vivencial, o Intensive Coaching®. É membro da Sociedade Latino Americana de Coaching e credenciado pelo ICC - International Coaching Council. Possui mais de 1000 horas de atendimento em coaching com resultados comprovados em diferentes abordagens e segmentos empresariais. Sócio e Diretor executivo do ICA - Instituto de Coaching Aplicado. Diretor de educação da AJE - Associação de Jovens Empresários do Estado de Goiás. Conselheiro da CONAJE – Confederação Nacional de Jovens Empresários. Co-apresentador do programa Alma do Negócio na rádio Luz da Vida FM e TV Capital (Programa que integra gestão e espiritualidade). Possui dez anos de experiência como educador, palestrante e consultor. Em sua carreira, treinou milhares de profissionais e viveu o cotidiano de centenas de empresas. Durante sete anos, atuou como executivo em grandes redes do sistema de franchising, o que lhe proporcionou grandes projetos que se estenderam por todo o Brasil. Dentre eles, destacam-se: Rede SKILL Idiomas, Rede Microlins e Instituto Embelezze.


Certificações internacionais:
  • Coach com certificação internacional pela Sociedade Latino Americana de Coaching; 
  • Coach com certificação internacional pelo InCoaching - Instituto Internacional de Coaching; 
  • Master Coach, certificado pelo Behavioral Coaching Institute e Graduate School of Master Coaches.

Informações e Inscrições: (79) 3042 – 9171 
Ponto de Venda dos ingressos: Zathan (Ivo do Prado, 1228 – São José) 
VALOR R$ 30,00

O CJE/SE também esta realizando palestras nas Universidades e Faculdades durante a Semana Municipal de Empreendedorismo. Veja no site do CJE/SE a programação completa das palestras.


Abraços e até a próxima

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional das Mulheres

O site do PMO for YOU vem parabenizar todas as mulheres pelo seu dia.

Se não fosse pelas mulheres não estariamos aqui, mulher é mãe, esposa, filha, companheira, amiga, confidente entre tantos outros.

Um grande abraço a todas as mulheres que diretamente ou indiretamente fazem parte de minha vida.

Até a próxima.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Links da Semana

Deixo a sugestão de alguns textos que encontrei na internet.

Sugestão de leitura, envie para brenomachado.aju@gmail.com, ou deixe nos comentários abaixo

Boa leitura e até a próxima

Seu cliente conhece bem mesmo o trabalho que vai ser realizado?

Recentemente acabei passando por uma situação interessante e ao mesmo tempo curiosa que acabou me motivando a escrever sobre esse assunto. Tive um problema com  ar condicionado do carro e procurei uma oficina com boas recomendações para o serviço.

Ao combinar a realização do serviço, fui informado que seria necessário 1 dia de trabalho para trocar a peça defeituosa. Após alguns questionamentos e sem compreender o porque dessa demora, acabei combinado para ser realizado em um sábado e tentando fazer em 6 horas ao invés das 8 horas iniciais.

No dia combinado, acabei ficando na oficina para acompanhar o serviço e garantir que seria terminado no mesmo dia, conforme tinha sido combinado com a oficina. Durante a execução do serviço comecei a compreender a complexidade envolvida para a troca da simples peça e o porque da demora do serviço.
Foto do painel removido durante a realização do serviço

Após algum tempo removendo o painel do carro e todo o sistema de ar condicionado que estava devidamente acomodado atrás, finalmente o acesso a pecinha que estava danificada. Essa remoção do painel levou quase 2 horas e meia, e  a montagem depois da substituição outro igual pedaço de tempo. O tempo gasto para abrir a caixa do ar condicionado e trocar a peça em si, levou menos de meia hora.

Durante esse tempo que permaneci na oficina fiquei refletindo sobre o serviço realizado e sua complexidade. Fique imaginando quantas tarefas de projetos ou serviços são explicadas para nossos parceiros ou cliente onde não conseguimos passar toda a sua complexidade, deixando uma imagem que pode ser facilmente realizada, ou até mesmo dúvida em relação ao que será feito.

Pense nisso e até a próxima

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Feliz Ano Velho! 2011 vai ser diferente?

Feliz 2011!

Ano novo, vida nova. E suas metas para este novo ano que esta começando já estam prontas? Melhor, esse ano vai consegui cumprir?

O que tenho percebido é a adoção de técnicas de gestão para que cada vez mais as metas seja realizadas, e com sucesso. Existem diversas técnicas, mas quase todas possuem um ponto em comum, que se resume a:

  1. Planejar
  2. Fazer
  3. Controlar
  4. Ajustar

Na administração estas palavras são amplamente conhecidas como PDCA - Plan / Do / Control / Action e consiste basicamente em um ciclo de ações dentro de um período de tempo curto onde planejamos, executamos e podemos corrigir pequenos desvios. Durante esse período podemos adicionar ou remover ações e até mesmo metas. É preciso ter em mente que um planejamento não é estatíco e possui vida.

Como criar metas de forma que podemos controlar dentro do ciclo do PDCA. Primeiro é preciso saber quais suas metas, exemplo:

  • Entrar na academia
  • Trocar de carro
  • Começar um mestrado

Definido as metas, agora é preciso que elas atendam algumas regrinhas básicas para que possa ser realizadas. São elas:

  1. Ser claro e especifica
  2. Ser mensurável - Tem que ser fácil de medir e acompanhar.
  3. Ser alcançável - uma meta impossível atrapalhar o resultado e pode comprometer as demais
  4. Ter prazo definido - Se não fizer isso tem grande chance de ficar para o próximo ano

Espero que em 2011, juntamente com essas dicas, você obtenha muito sucesso.

Abraços e até a próxima.