terça-feira, 19 de abril de 2011

Openproj. Será que vale a pena?

Uma das principais ferramentas no planejamento da gestão do projeto é a criação do cronograma. Para os que não são da área, o cronograma é o resultado de um série de atividades começando pela criação da Estrutura Analitica do Projeto, EAP ou WSB. Após isso é definido as atividades, suas estimativas de esforços e por fim seu sequenciamento. Simples.

Quando falamos em criar cronograma, pensamos logo em uma ferramente que podemos utilizar e nos vem a mente o MS-Project. Sempre utilizei essa ferramenta, mas recentemente tive a oportunidade de testar outras existentes no mercado, dando preferencia aos softwares livres. O meu escolhido foi o OpenProj, desenvolvido pela empresa Serena. A versão testada foi a gratuita, mas a empresa também possui versões mais robustas pagas.




Vamos lá. Na criação das atividades, o processo é igual ao utilizado pelo MS-Project. Faltou apenas algumas teclas de atalhos para facilitar o trabalho, como o avanço ou recuo da atividade, devendo ser feito utilizando a barra de ferramenta ou com o mouse. Também não é possível subir ou descer as tarefas com facilidade. Outro ponto que senti falta, foi a possibilidade de ajustar o percentual de alocação do recurso, baseado na duração e esforço.

Um dos ponto que me chamou a atenção na ferramente é visualização do diagrama de rede, EAP e RBS (Estrutura analitica de Recursos). O MS-Project possui a capacidade de visualizar o Diagrama de Rede, mas ou outros dois são necessários softwares de terceiros. O grande diferencial é a possibilidade de modificar o cronograma atravéś dos diagramas. Um exemplo seria criar um sequenciamente de atividades usando o diagrama de redes, sendo refletido na planilha de entrada. Essa possibilidade compensa a falta de alguns recursos, como subir ou desder uma tarefa na planilha de atividades.

Em relação aos relatórios, ele possui apenas os essencias, mas fazem bem seu trabalho, permitindo ordenar, agrupar ou filtras. Não existe a possibilidade de criar ou modificar novos relatórios.

Deixei para o final desse artigo o recurso que mais me chamou atenção que é a possibilidade de utilizar gráficos para o acompanhamento do projeto, entre eles a famosa Curva S. No MS-Project isso é possivel apenas utilizando em conjunto com o Excel, e mesmo assim não achei tão fácil de utilizar.

O grande ponto fraco do Openproj é a falta de documentação para quem esta começando, sendo que a maioria das funcionalidades acabei descobrindo por conta própria.

Muitos artigos pela frente essa ferramenta que acabei adotando para trabalhar com projetos.

Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário