sexta-feira, 22 de maio de 2009

Como esta o seu backup?

Como alguns puderam acompanhar durante esta semana no twitter, tive um contra tempo com a minha Palm TX, onde acabei fazendo um hard-reset acidental. Após  o susto inicial, tentei recuperar o backup interno que tenho no cartão de memória. Ao concluir, pensei que o problema estava resolvido e qual não foi minha surpresa ao verificar que o processo de boot ficou em loop, sem terminar de inicializar o sistema. No momento que ia iniciar, simplesmente reiniciava. 

Após algumas pesquisas no Google, encontrei apenas sugestões de que algum programa pudesse estar corrompido ou incompatível com a versão do sistema. Como era um backup da própria máquina e sempre verificava se encontrava-se igual com o instalado acabei descartando a possibilidade acima.

Depois de várias tentativas, incluindo restaurar partindo do Palm Desktop, preferi instalar todos os programas do zero e recuperar apenas as bases de informações. 

Já tinha uma certa preocupação com as informações tanto da palm como do notebook que utilizo para trabalho, porém agora estou revendo alguns detalhes para que da próxima vez consiga retornar aos trabalhos um pouco mais rápido.

Algumas dicas:

  • Procure criar uma sistemática de backup contendo a periodicidade, a forma que deve ser realizado e o que deve ser guardado, bem como o local onde será armazenado
  • Quem tem dois tem um e quem tem um não tem nenhum. Procure guardar em mais de um lugar suas informações. Sempre fico com uma cópia na própria máquina para o caso de precisar recuperar um arquivo. Outra cópia na pasta em DVD para que possa recuperar as informações caso o sistema seja comprometido e por fim tenho uma cópia na minha mesa de trabalho para o caso de extravio de minha mala.
  • Verifique se o backup encontra-se integro. Guarde também os instaladores dos programas que você utiliza para o caso de precisar partir do zero. Se for possível faça teste para ver os procedimentos necessários para recuperar uma máquina do zero. 
Espero que com estas dicas você consiga salvar suas preciosas informações.
Antes de finalizar, é importante saber em que mídia você vai guardar suas informações. Estou a pouco mais de 20 anos na área de informática e tive a oportunidade de trabalhar com diversas mídas, sendo que algumas guardo até hoje com alguns projetos ou backups porém não tenho mais o dispositivo para poder recuperar as informações.










Já utilizei desde diskete de 5 1/4 até fita DAT durante todo esse tempo. Atualmente utilizo DVD e um HD externo para esta atividade, o que acaba agilizando o processo de backup e recuperação.
Outro ponto que devemos observar é o programa que iremos utilizar. Acima de tudo devemos procurar um padrão de mercado. Quando utilizei fita DAT usava um programa que nem recordo mais o nome. Para resolver utilizo um compactador de arquivo, que no caso é SevenZip e um simples arquivo batch.
Lembre-se, quando mais simples for o backup e funcional , melhor para suas informações.
Abraços, um bom final de semana e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário