Como tinha comunicado outro dia, estou fazendo parte do Conselho de Jovens Empreendedores do Estado de Sergipe, ocupando a Diretoria de Projetos, o que acabou me motivando para escrever um pouco sobre esta área. Este espaço continua sendo sobre Gestão de Projeto, e como costumo dizer que tudo na sua vida é um projeto, torna-se um empreendedor de sucesso pode ser o próximo projeto de vida.
Ter o seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Alguns buscando a tão sonhada independência financeira, outros buscando realização pessoal entre muitos motivos que poderia estar listando aqui. Por traz de toda empresa bem sucedida no mercado, existem um grande empreendedor. Mas afinal, o que é ser empreendedor?
A palavra empreendedor surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII para designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante nova e melhor forma de agir, segundo o Wikipedia.
Muitos empresário não possuem um perfil empreendedor, o que não quer dizer que não terão sucesso em seus negócios, mas que provavelmente serão apenas mais no meio da multidão. Um empreendedor destaca-se principalmente pela sua capacidade de avaliar situações, procurando observar por um novo ângulo. Normalmente é uma pessoa ousada e que gosta de correr riscos para obter seus resultados. Outra característica marcante de um empreendedor é sua capacidade de lidar com as pessoas e seu espirito de liderança. Segundo a Wikipedia possui três tipos de pessoas dentro de uma organização, são elas:
Empreendedor, que transforma a situação mais trivial em uma oportunidade excepcional, é visionário, sonhador; o fogo que alimenta o futuro; vive no futuro, nunca no passado e raramente no presente; nos negócios é o inovador, o grande estrategista, o criador de novos métodos para penetrar nos novos mercados;
Administrador, que é pragmático, vive no passado, almeja ordem, cria esquemas extremamente organizados para tudo;
O Técnico, que é o executor, adora consertar coisas, vive no presente, fica satisfeito no controle do fluxo de trabalho e é um individualista determinado.
Quando cursei meu MBA em Marketing Empresarial, estudamos a Piramide de Maslow, que fala das necessidade básicas das pessoas, seguindo uma ordem hierárquica partindo das necessidades Fisiologias até a Realização Pessoal, onde o individuo busca aquilo que ele pode ser, e não aquilo que ele gostaria de ser.
Para os empreendedores existe outras necessidade que eles procuram almejar. Veja a figura abaixo:
Desta forma enquanto a maioria das pessoas seguem a hierarquia da Piramide de Maslow, o empreendedor busca desde a sobrevivência até deixar um legado, procurando ser exatamente o que ele deseja ser. Não existe uma receita ou formula para se tornar um empreendedor e nasce com essa característica, que é normalmente moldada durante sua vida.
Ante de finalizar gostaria de deixar uma frase de Lair Ribeiro: “Se sonha em voar entre as águias não ande em terreiro de urubu” e lembre-se que semelhante atrai semelhante.
Espero que tenha gostado e em breve estarei escrevendo mais artigos sobre empreendedorismo, até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário