domingo, 29 de março de 2009

MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro

Estive esta semana em São Paulo para o curso de Introdução ao MPS.BR ministrado na Fundação Vanzolini. Apesar de trabalhar em uma empresa que já possui avaliação MPS.BR nível G e estarmos nos preparando para a avaliação do nível F, este curso foi necessário para eu pudesse atuar como avaliar interno.

Vou aproveitar para falar um pouco do MPS.BR. O MPS.BR ou Melhoria de Processo do Software Brasileiro é simultaneamente um movimento para a melhoria e um modelo de qualidade de processo voltada para a realidade do mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software no Brasil.

Baseado no CMMI e nas normas ISO/IEC 12.2007 e ISO/IEC 15.504 e apoiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, FINEP e do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) e sendo desenvolvido pela SOFTEX.

É dividido em 7 níveis, facilitando sua implementação em pequenas e média empresas, conforme pode ser visto na figura abaixo:


O modelo proposto pelo MPS.BR possui suas equivalências com o CMMI, sendo que a empresa pode pedir avaliação para ambos os modelos, porém até o momento não é possível pedir equivalência.

Nos próximos artigos desta série estarei abordando mais sobre os níveis do MPS.BR e o processo de avaliação.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário