segunda-feira, 30 de março de 2009

Festa Infantil

No último artigo desta série, tinha prometido falar sobre o planejamento de uma festa infantil, o que não impede de ser utilizado em outros tipos de eventos similares.

Festa infantil sempre é um momento importante para o familiares e principalmente para a criança, dependendo da idade. Independente da festa, os organizadores, normalmente os pais, de que festa ocorra de forma tranquila e que não deixe faltar nada para os convidados, bastando que para isso seja feito o projeto da festa ou um simples planejamento.

O primeiro passo a ser feito é definir o escopo da festa, contendo informações sobre a quantidade de convidados, o custo da festa e outras informações que sejam relevantes. Neste momento é importante lembra que o custo encontra-se diretamente relacionado a quantidade de pessoas.

É preciso definir a data da festa, e um suposto número de convidado, o local da festa, se os doces e salgados vão ser feitos pelos familiares ou uma empresa especializada, fornecimento da bebida entre outro itens que fazem parte do planejamento. Concluído o planejamento hora de iniciar os trabalhos. Então vamos começar pelos convidados.

Definido a lista de convidados hora de enviar os convites, lembrando que cada um pode levar acompanhantes. Se for necessário podemos pedir uma confirmação para a lista ou limitando por convites individuais. Após confirmado os convidados, é importante verificar com o planejado, fazendo os ajustes necessários ao nosso planejamento, como o local da festa e quantidade de alimentos e bebidas.

Ao confirmar os convidados, lembre de reservar o local da festa, em caso de ser realizado fora de sua casa, bem como o que encontra-se incluso como cadeiras, mesas ,banheiro e suporte para os garçons trabalharem. Não se esqueça dos freezeres para as bebidas e da limpeza do ambiente no dia seguinte da festa no dia seguinte.

Uma sugestão que deixo para o leitor é utilizar um cronograma contendo os marcos do planejamento, evitando que seja esquecido alguma etapa. Lembre de incluir o pessoal que vai fazer a parte de entrededimento como animadores e palhaços, afinal é uma festa infantil, contratação dos serviços necessários como mesa, cadeiras, piscina de bolinhas e tudo mais que tinha sido planejado. Inclua também a entrega e recolhimento deste itens. Estas informações são importantes para evitar surpresa como se preocupar quem vai cuidar de uma piscina de bola localizado na rua após a festa. O ideal é deixar estas informações no contrato ou por escrito pelo menos.

Outro ponto importante é o acompanhamento financeiro. Uma prática comum é dividir a festa entre alguns membros da família. O correto seria fazer o rateio durante a fase de planejamento, de forma que cada parte interessada saiba sua participação financeira e quando será utilizado. Também é recomendado que seja criado um fluxo de caixa. Não se esqueça de realizar a prestação de contas periodicamente e de realizar os ajustes no planejamento, sempre que necessário.

Para finalizar este artigo, gostaria de falar sobre um ponto que considero importante e dentro do mundo dos projetos definitivamente o que leva muitos projetos a cometerem falhas que a comunicação. Quando falo em comunicação, primeiro devemos identificar todas as pessoas que estão direto ou indiretamente relacionados com a festa de aniversário, incluindo desde os parentes mais próximos até porteiros. Vamos imaginar que estamos aguardando a entrega dos salgadinhos para a festa e o rapaz da entrega chega no exato momento que foi necessário se ausentar. Como a empregada não estava sabendo acabou não recebendo a encomenda, ocasionando assim um atraso no planejamento e quem sabe deixar alguns convidados sem o que comer dependendo do horário. Este exemplo, que a principio pode parecer um tanto como fantasioso, ocorreu uma festa de aniversário que fui convidado. Recomendo também criar uma lista contendo todos os telefones necessários, desde as empresas que vão fornecer cadeira, comida e bebida até familiares e pessoas que estão envolvidos, facilitando assim entrar em contato sempre que necessário.

Espero que com estas dicas possa te ajudar no planejamento de suas festas ou eventos. Até a próxima.

domingo, 29 de março de 2009

MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro

Estive esta semana em São Paulo para o curso de Introdução ao MPS.BR ministrado na Fundação Vanzolini. Apesar de trabalhar em uma empresa que já possui avaliação MPS.BR nível G e estarmos nos preparando para a avaliação do nível F, este curso foi necessário para eu pudesse atuar como avaliar interno.

Vou aproveitar para falar um pouco do MPS.BR. O MPS.BR ou Melhoria de Processo do Software Brasileiro é simultaneamente um movimento para a melhoria e um modelo de qualidade de processo voltada para a realidade do mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software no Brasil.

Baseado no CMMI e nas normas ISO/IEC 12.2007 e ISO/IEC 15.504 e apoiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, FINEP e do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) e sendo desenvolvido pela SOFTEX.

É dividido em 7 níveis, facilitando sua implementação em pequenas e média empresas, conforme pode ser visto na figura abaixo:


O modelo proposto pelo MPS.BR possui suas equivalências com o CMMI, sendo que a empresa pode pedir avaliação para ambos os modelos, porém até o momento não é possível pedir equivalência.

Nos próximos artigos desta série estarei abordando mais sobre os níveis do MPS.BR e o processo de avaliação.

Até a próxima.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Hora do Planeta

Participe você também. Ajude a salvar nosso planeta.

Clique na imagem para ampliar

Parabéns ao Conselho Estadual do Jovem Empreededor de Santa Catarina por esta iniciativa.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Você é empreendedor?

Como tinha comunicado outro dia, estou fazendo parte do Conselho de Jovens Empreendedores do Estado de Sergipe, ocupando a Diretoria de Projetos, o que acabou me motivando para escrever um pouco sobre esta área. Este espaço continua sendo sobre Gestão de Projeto, e como costumo dizer que tudo na sua vida é um projeto, torna-se um empreendedor de sucesso pode ser o próximo projeto de vida.

Ter o seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Alguns buscando a tão sonhada independência financeira, outros buscando realização pessoal entre muitos motivos que poderia estar listando aqui. Por traz de toda empresa bem sucedida no mercado, existem um grande empreendedor. Mas afinal, o que é ser empreendedor?

A palavra empreendedor surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII para designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante nova e melhor forma de agir, segundo o Wikipedia.

Muitos empresário não possuem um perfil empreendedor, o que não quer dizer que não terão sucesso em seus negócios, mas que provavelmente serão apenas mais no meio da multidão. Um empreendedor destaca-se principalmente pela sua capacidade de avaliar situações, procurando observar por um novo ângulo. Normalmente é uma pessoa ousada e que gosta de correr riscos para obter seus resultados. Outra característica marcante de um empreendedor é sua capacidade de lidar com as pessoas e seu espirito de liderança. Segundo a Wikipedia possui três tipos de pessoas dentro de uma organização, são elas:

  • Empreendedor, que transforma a situação mais trivial em uma oportunidade excepcional, é visionário, sonhador; o fogo que alimenta o futuro; vive no futuro, nunca no passado e raramente no presente; nos negócios é o inovador, o grande estrategista, o criador de novos métodos para penetrar nos novos mercados;

  • Administrador, que é pragmático, vive no passado, almeja ordem, cria esquemas extremamente organizados para tudo;

  • O Técnico, que é o executor, adora consertar coisas, vive no presente, fica satisfeito no controle do fluxo de trabalho e é um individualista determinado.

Quando cursei meu MBA em Marketing Empresarial, estudamos a Piramide de Maslow, que fala das necessidade básicas das pessoas, seguindo uma ordem hierárquica partindo das necessidades Fisiologias até a Realização Pessoal, onde o individuo busca aquilo que ele pode ser, e não aquilo que ele gostaria de ser.

Para os empreendedores existe outras necessidade que eles procuram almejar. Veja a figura abaixo:

Desta forma enquanto a maioria das pessoas seguem a hierarquia da Piramide de Maslow, o empreendedor busca desde a sobrevivência até deixar um legado, procurando ser exatamente o que ele deseja ser. Não existe uma receita ou formula para se tornar um empreendedor e nasce com essa característica, que é normalmente moldada durante sua vida.

Ante de finalizar gostaria de deixar uma frase de Lair Ribeiro: “Se sonha em voar entre as águias não ande em terreiro de urubu” e lembre-se que semelhante atrai semelhante.

Espero que tenha gostado e em breve estarei escrevendo mais artigos sobre empreendedorismo, até a próxima.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Prova PMP em Salvador

O PMI Bahia acabou de confirma a prova de certificação PMP em Salvador no dia 06/06/09. Veja abaixo maiores informações.
Até a próxima.

Update: Caso esteja tendo dificultdade para ler, tente estes links para ver a imagem. link1 ou link2

domingo, 15 de março de 2009

Por que fazer um projeto?

Costumo dizer que grande parte das ações que temos no nosso dia podem e devem ser encarados como um projeto. Muitos pensam que projeto é sempre algo grandioso a ser feito, o que não é verdade. Sempre temos boas ideias mas na hora de colocar em prática acabamos nos deparando com uma quantidade grande de obstáculos, dificultando assim sua realização e chegando a desistência da ideia.

Aproveitando diversos e-mails que tenho recebido perguntando como fazer um projeto para determinada ideia ou objetivo que deseja atingir, resolvi criar um tipo de banco de projeto para atividades cotidianos, aproveitando para mostrar que projeto pode ser desde uma simples festa até a construção de bomba atômica (esta última não mostrarei como projetar, obviamente).

Mas afinal, porque é preciso fazer um projeto para que possa dar certo? Primeiro, criar um projeto não quer dizer que sua ideia vai ter 100% de chance de dar certo, mas serve como um exercício para compreender melhor o que você deseja, onde quer chegar, como você vai chegar e quanto vai custar. Dentro do cenário montado do projeto, podemos fazer os ajustes necessários, afinal esta no papel ainda, ou até mesmo abandonar o projeto por torna-se inviável, reduzindo assim as perdas que teríamos caso a ideias fosse colocadas em prática.

Você costuma fazer este exercício quando coloca em prática suas ideias? Se a sua resposta for não, você não precisa ficar desapontado, pois faz parte da grande maioria da população. E agora você deve estar se perguntando, como faço o projeto? Não existe uma formula para isto, nem receita de bolo. Existem algumas técnicas que estarei mostrando nos próximos posts desta série para você possa utilizar.

Outra pergunta, o que posso transformar em projeto? Praticamente tudo que tenha um período definido (começo, meio e fim) e que resulte em um produto ou serviço único (depois explico melhor este resultado único). Dentro deste conceito, podemos exemplificar com uma festa de aniversário, um churrasco com amigo, passeio por trilhas, uma dieta, procura de um emprego, abertura de um negócio, revitalização de um produto entre tantas outras coisas.

O projeto normalmente encontra-se dividido da seguinte forma:

  • Iniciação: Momento de concepção da ideia. Normalmente possui alguns registros (anotações ou documentos) onde explica o que é o projeto.

  • Planejamento: Elaboração do projeto propriamente dito. Normalmente resulta em documento contendo as informações do projeto, plano de ação,cronograma, custo e uma analise de viabilidade, se for o caso. Pode ser composto por outros documento dependendo do tipo de projeto.

  • Execução: Neste momento, o projeto é executado, fazendo o devido acompanhamento e ajuste necessários.

  • Encerramento: Após o projeto ter sido finalizado, é a hora da prestação de contas e fazer os últimos ajustes nos documentos para que sejam arquivados servindo como referência para os próximos projeto similares.

Todo projeto já nasce no seu DNA com a certeza de vai dar errado, e cabe ao gerente de projeto fazer com que dê certo, segundo Ricardo Viana Vargas.

No próximo post da série falarei sobre como organizar uma festa de criança. Caso tenha alguma sugestão de projeto, envie para brenomachado.aju@gmail.com e até a próxima.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Escrevendo um projeto

Conheço diversas pessoas que tiveram ótimas ideias mas pecaram simplesmente por iniciar as atividades sem saber exatamente o que deveria e como ser feito. Essa característica é mais comum do que podemos imaginas nas pessoas. O primeiro passo quando temos uma grande ideia é registrar e para isto podemos fazer de diversas formas. A mais comum é elaborando um documento de visão (estarei falando dele em outro artigo) e o projeto propriamente dito.

O documento do projeto deve conter as informações necessárias para a identificação, necessidade e metas que queremos atingir, pessoas que estarão envolvidas com o projeto, recursos necessários, prazos de entregas dos marcos, seus custos entre outas informações pertinentes ao projeto.

Quando iniciei este blog, tinha em mente diversos projeto e entre eles criar um banco de documentos para a elaboração e gestão de projetos, e hoje estou disponibilizando o primeiro documento.

O documento do projeto, deve ser elaborado no momento de planejamento, devendo ser aprovado e versionado sempre que for modificado, guardando assim seu histórico. Existem várias formas de se manter um versionamento dos documentos.

Outro fator que pode impactar seu projeto é identificar as partes interessadas do projeto. Normalmente identificamos apenas as pessoas que atuam de forma direta ao projeto, esquecendo as que atual de forma indireta. Um exemplo seria na abertura de um comércio e não colocamos no nosso planejamento os Bombeiros. Mas afinal, o que eles tem a ver com o nosso projeto. Meu negócio não tem nada a ver com eles, mas é necessário uma inspeção por parte deles para que seu negócio possa iniciar as atividades e caso não esteja em conformidade pode atrasar o seu projeto ou até mesmo inviabilizar.

Tenha também cuidado com os custos do projeto. Analise de viabilidade e custos definitivamente não é o forte de muitas pessoas e acabam subestimando o valor do projeto, faltando assim recursos financeiros para a execução do projeto.

Desejo sucesso na elaboração de seu projeto e estou disponibilizando um modelo de documento do projeto. Existem diversas formas de escrever este documento, podendo ser adaptado de acordo com a sua necessidade. Em breve estarei disponibilizando outros modelos.

Visualize o documento: Modelo de Projeto

Deixe seu comentário sobre a forma que você escreve seus projeto e até a próxima.

segunda-feira, 9 de março de 2009

O Retorno

Apesar de algum tempo afastado do blog por motivos profissionais, estou retornando as atividades normais por aqui. Aproveitei este período para pensar sobre o rumo deste espaço, trazendo assim algumas novidades para os leitores.

Recentemente fui convidado por Fernando Cunha presidente do Conselho de Jovens Empreendedores do Estado de Sergipe, CJE – SE, para assumir a Diretoria de Projetos, onde terei a oportunidade de ajudar na elaboração de projetos voltados para Sustentabilidade Ambiental, Empreendedorismo, Responsabilidade Social entre outros. Pretendo além de falar sobres esses projetos, explicar como estou gerenciando.

Também pretendo falar sobre projetos profissionais que desempenho na INFOX bem como projetos pessoais que desenvolvi ou estou desenvolvendo para que você leitor possa conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho.

Espero que goste das mudanças, colabore deixando suas opiniões nos comentários ou mande um e-mail para brenomachado.aju@gmail.com. Até a próxima.