quinta-feira, 9 de outubro de 2008

WebIntegrator - Trabalhando com páginas

No último artigo do curso de WebIntegrator vimos como criar uma página. Neste artigo iremos nos aprofundar nas propriedades.

Da esquerda para a direita temos as seguintes opções:

  • Nova página: Como o próprio nome já diz, permite criar uma nova página no projeto
  • Definição: Mostra a página contendo as informações da página. Veja o artigo anterior para maiores informações.
  • Pré-Página: Utilizada para criar a regra de negócio ao ser carregado a página.
  • Pós-Página: Utilizada para criar a regra de negócio ao ser feito submissão da página para ela mesma.
  • Assistente: Chama um wiazrd para a criação das páginas usando componentes e templates. Este recurso permite uma produtividade muito alta quando estamos desenvolvendo uma aplicação. Porém se não souber usar de forma correta não vai fazer nenhum milagre.
  • Visualizar: Carreta a página no navegador. Lembrando que para funcionar é preciso estar sem segurança ativa e Acessar sem login.
  • HTML: Para os desenvolvedores mais experientes, podem utilizar este recurso. Será mostrado uma janela com o código da página. Ao contrário do Assistente, não podemos utilizar as vantagens de templates e componentes.

  • HTML: Parecido com o HTML, porém exibe o código jsp gerado pelo WebIntegrator. É possível editar o código da página, do pré-pagina e do pós-pagina.


O WebIntegrator utiliza o principio de pré e pós páginas para executar as regras de negócios. Iremos utilizar este recurso para realizar consulta em banco de dados, criar gráficos, chamar os conectores java entre outros recursos. Antes precisamos entendo como funciona. Veja a imagem a seguir.

Quando fazemos uma requisição para uma página .wsp, o WebIntegrator executa primeiro a pré-página, é lá que iremos colocar a nossa regra de negócio.

Como podemos ver na imagem, temos alguns elementos que podemos utilizar para compor nosso código. A grande vantagem que temos em utilizar o WebIntegrator é que iremos simplesmente preencher campos com as informações, enquanto que a ferramente gera o código JSP necessário para executar. Quando a execução do pré-página termina, será processado o conteúdo da página que iremos criar utilizando o assistente ou o próprio editor HTML.

Quando submetemos a página, seja por link ou por formulário, antes de executar o pré-página, o WebIntegrator executa o pós-pagina. Podemos utilizar para realizar inserts ou updates em um banco de dados, por exemplo.

Vou ficar por aqui neste artigo, no próximo iremos conhecer os elementos que fazem parte do pré e pós página. Abraços e até a próxima.

Um comentário:

  1. Muito bom seu artigo Breno!
    Você pretende fazer um a respeito da criação de menus d navegação?
    Estive tantando usar o Menu Treeview Manual mais não consegui, não sei onde estou errando. Você poderia me dar uma força?
    Sds
    jonne.cley"arroba"gmail.com

    ResponderExcluir