sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Projeto de Software

Desde a década de 80, quando entrei neste mundo dos computadores, sempre escutei o termo Desenvolvimento de Software, utilizado até os dias de hoje. Quando observo o processo para a criação de um software dentro dos moldes de qualidade atuais, percebo que o correto seria Projeto de Software. Mas afinal, o que é realmente necessário para "desenvolver"?

Lembro que quando comecei a desenvolver, a documentação gerada pelo "analista de sistemas" era basicamente um lista de requisitos, o diagrama de blocos (acredito muito aqui não chegaram a conhecer), diagramação das telas e relatórios entre outros poucos documento. Também era feito o diagrama da estrutura de armazenamento. Com esta documentação, o programador dava início ao desenvolvimento. Observe que não era dado a devida importância de validar o que seria desenvolvido, deixando esta processo para ser feito com o usuário em uma etapa seguinte, fazendo assim as adequações necessária.

Poucos anos depois, não mais que 10 anos, vejo um cenário bastante diferente no Brasil, onde é realizado um planejamento de como será desenvolvido o software, tarefa esta realizada pelo gerente de projeto e utilizando as técnicas do PMBOK. Aprovado o planejamento, começa a Especificação do Software com o Analista de Sistemas elicitando os requisitos, elaborando os casos de uso, fazendo prototipagem do software e criando o Diagrama de Entidade Relacional (DER) do banco de dados. Toda a documentação gerada deve ser validada pelo usuário antes de ser desenvolvido, minimizando assim o trabalho que seria necessário para adequar a realidade do usuário.

Podemos observar que a principal mudança que ocorreu durante o tempo foi a importância para o planejamento do software (sei que alguns podem comentar sobre a evolução nos ambientes de programação, mas os problema continuariam existindo sem o planejamento), permitindo assim que as mudanças possam ser realizadas ainda na fase conceitual. Como vantagens podemos citar:

  1. Maior controle sobre o custo do Software
  2. Ajustes ainda na fase conceitual
  3. Controle dos riscos
  4. Entrega aderente ao escopo especificado, entre outros


E você, ainda continua desenvolvendo sistema? Deixe seu comentário sobre a evolução para a construção de software.

Espero que tenha gostado e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário