domingo, 21 de junho de 2009

Fazer o que precisa ser feito


Entre os anos de 1508 e 1512, Michelangelo pintou o teto da Capela Sistena, ofuscando assim a obra de diversos outros pintores da empresa. Mas será que no mundo moderno podemos esperar tanto tempo para concluir nossos trabalhos? Estamos vivendo em mundo cada vez mais competitivo e veloz, onde a satisfação de nosso cliente é basicamente fazer aquilo que ele necessita.
Existe uma diferença entre fazer bem feito e fazer o que realmente precisa ser feito e dentro de um valor previamente acertado. O que acaba acontecendo com algumas pessoas é a buscam pela perfeição e isso pode acabar gerando um custo adicional que não estava previamente dentro da proposta inicial. Para resolver este problema, é preciso ter um escopo bem definido do produto que será entregue.
Vamos imaginar que você foi contratado desenvolver uma pequena aplicação onde deve ser informado o valor do salário e calcular o valor a ser descontado do INSS e do IRRF, bem como o salário liquido. Caso o cliente não informe se é para ambiente WEB, apenas desktop ou até mesmo para celular, você pode fazer utilizando qualquer tecnologia, pois não possui nenhum tipo de restrição de ambiente. Agora, o cliente disse que será utilizado no desktop da mesa de trabalho dele, ai temos agora uma restrição de ambiente.
Você decide que vai ser feito utilizando a linguagem Java, mas que vai criar um ambiente super bonito para o programa, utilizando efeitos de menus, janelas explodindo entre outras coisas e resolve cobrar de seu cliente por isso. O que pode acontecer é que seu programa fique caro e ele resolva contratar outra pessoa que acaba ficando dentro que ele tinha planejado.
Onde foi o erro neste caso? Simples, você acabou fazendo o mais do que ele tinha necessidade, onerando assim o seu trabalho. Outro erro comum é o contrário, o programador passa um valor baixo e acaba adicionando funcionalidades ou recursos, diminuindo assim o seu lucro e até mesmo deixando o projeto no vermelho.
Saber compor o custo de um projeto é muito importante, pois assim você consegue cobrar um preço justo por um serviço justo e não se esqueça que tudo que foi colocada a mais do que é pedido acaba gerando despesa para algum dos lados.
Apenas para motivar o pensamente, o que eu faria com este pequeno aplicativo para calcular salário seria criar uma planilha com o Excel ou OpenOffice personalizada para atender esta necessidade do cliente.
Abraços e até a próxima.

Um comentário:

  1. Ok, a idéia de gestão de tempo é legal... mas pera lá...
    Isso realmente não se aplica aos gênios. Deixem-nos pintar o mundo e ofuscar o que for, eles têm licença poética pra isso.

    "Michelangelo pintou o teto da Capela Sistena, ofuscando assim a obra de diversos outros pintores da empresa."

    ResponderExcluir