sábado, 27 de junho de 2009

Captando sua equipe


Saber formar sua equipe é tão importante quanto fazer um bom planejamento de seu projeto. Quando estamos em uma empresa de certo porte podemos contar com o auxilio do setor de RH para nos auxiliar na captação das pessoas que irão formar a equipe do projeto, porém quando a empresa não possui este setor, cabe ao gerente do projeto, ou uma pessoa designada por ele, para realizar esta tarefa.
Selecionar as pessoas para compor nossa equipe de trabalho requer um certo planejamento, permitindo assim que possamos identificar as melhores opções. Este procedimento deve fazer parte do planejamento do projeto, ou se necessário, um projeto a parte. Alguns podem ficar se perguntando porque tanto trabalho, quando seria necessário apenas pedir que as pessoas enviassem o currículo e em seguida realizar uma entrevista com os candidatos. Este pensamento não esta errado, porem pode gerar custos desnecessários ou até compor uma equipe que não seja apropriada, comprometendo seu projeto e até mesmo torna-lo inviável.

Planejamento
Primeiro vamos criar um planejamento para o nosso processo de captação, onde devemos descrever quais os cargos que iremos contratar, bem como as habilidade e competências que estamos procurando. Algumas empresa já possuem essas informações dentro de sua organização. Finalizado este planejamento, devemos criar um cronograma contendo as data para a realização de cada etapa do processo, bem como as pessoas que ficaram responsáveis.

Anunciando
A elaboração do anúncio deve ser em locais ou meios onde teremos mais chances de encontrar do perfil. Lembre que normalmente existe um custo de veiculação do anuncio. Outro ponto importante é que o anuncio deve conter informações importante para quem esta lendo. Um erro comum em projeto é não colocar as habilidades e competências procuradas, o período e forma de contratação entre outras informações. Isso pode ocasionar um aumento de interessados, sendo que no momento da entrevista acabam desistindo por algum não se enquadrarem dentro das expectativas, por exemplo, uma contratação temporária quando o candidato esta procurando um trabalho fixo. Melhor ter 10 pessoas para entrevista com chance de conseguir fechar a equipe do que ter algumas dezenas de candidatos que não satisfazem as expectativas.
Outro ponto importante por parte do candidato é a elaboração de um currículo que incentive o entrevistador a querer chamar você. Se a vaga é para analista de sistema por exemplo, não adianta enviar um currículo com diversas atividades de suporte ou certificação voltadas para sistema operacional. Caso não tenha experiência, mas mesmo assim deseje concorrer, pode ser enviado um carta falando sobre sua formação acadêmica e trabalhos desenvolvidos, podendo anexar uma carta de referência dada por algum professor ou profissional que conhece seu potencial.

A entrevista
Primeiro é preciso organizar uma agenda para que possa ser alocado os candidatos, evitando assim que fique amontoado de pessoas esperando sua vez, parecendo uma sala de espero de médico. Planeje um tempo especifico, tipo 30 minutos ou 1 hora para candidato. Isso permite estabelecer os horários que cada candidato deve comparecer. Reserve um local onde tenha uma pessoa para recepcionar o candidato e um lugar reservado para a entrevista. O ideal é que se evite interrupções como telefone ou baterem na porta, por exemplo. Procure controlar o tempo de forma a não tomar o tempo do próximo candidato, e se for necessário um tempo maior para algum candidato agende um outro horário para uma nova conversa.
Procure criar um roteiro de perguntas e deixe registrado de forma claro as respostas dada pelo candidato. Este procedimento vai ajudar na tomada da decisão das pessoas que serão contratadas.

Encerramento
Após concluir as entrevistas e decidir pelo candidato é a hora de entrar em contato para iniciar o processo de contratação. Muitas empresas acabam esquecendo dos demais participantes do processo de seleção. Entre em contato com os candidatos, eliminando assim as expectativas que possuem em relação a vaga.

Antes de concluir, lembre-se que um processo de captação de pessoas para seus projetos acabam gerando um custo onde devemos ter cuidado para que os resultados de um processo falho acabem comprometendo a evolução do projeto como um todo, sendo necessário novo processos para captar substitutos.
Espero que tenham gostado e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário