quarta-feira, 15 de abril de 2009

Negócio próprio. E agora?

Quando pensamos em abrir um negócio, muitas pessoas acreditam que estão preparadas para este novo momento de suas vidas. Facilmente podemos verificar que alguns negócios prosperam enquanto que outros acabam fechando a porta após algum tempo de funcionamento. Qual o segredo para o sucesso do seu negócio. Alguns responderiam que é a sorte, outras pessoas diriam que a “veia empreendedora” que a pessoa possui. Primeiro gostaria de dizer que sorte para mim é quando o preparo encontra a oportunidade, sendo assim, não basta apenas ficar sentado esperando e esperando, é preciso se preparar para quando bater na sua porta. O principal segredo para o seu sucesso é bastante simples, porém pouco consideram importante. Basta apenas planejar.

Ricardo Viana Vargas costuma dizer o que o empreendedor brasileiro não possui tempo para perder com planejamento, mas possui dinheiro para refazer.

Para você que esta pensando em iniciar o seu negócio, primeiro é preciso conhecer bem a área que esta entrando. Saber como funciona, para isto pode ser necessário visitar alguns concorrentes ou fazer cursos preparatórios. Recordo de uma locadora de vídeo perto de minha casa onde o proprietário simplesmente não gostava de filme, enquanto que tinha outra, um pouco mais distante, onde todos os funcionários eram aficionados. Advinha em qual eu ia? Ao fazer o seu planejamento lembre-se de realizar pesquisas sobre o mercado para ver se absorve o seu produto ou serviço, afinal você pode gostar de sorvete de jiló com pimenta que você faz como sobremesa em sua casa, mas será as pessoas vão comprar? Outro ponto que deve ser observado é a localização. Descubra, se necessário com pesquisa, se as pessoas da região compram ou consomem de seus produtos ou serviços. Apesar que alguns negócios isso não seja um fator importante, para outros pode ser fundamental. Imagine você abrir uma padaria em região onde existe outras e com sua clientela fidelizada.

Planeje também como vai ser estrategia para entrada no mercado, afinal não basta apenas abrir as portas e ficar esperando os clientes entrarem e adquirirem. Se for necessário contrate um bom profissional da área, pois lembre-se que seu futuro pode depender destas ações.

Tudo planejado, negócio escolhido, local para montar a empresa, plano de mídia e publicidade prontos para colocar em ação, podemos então abrir o nosso tão sonhado negócio. Errado, falta ainda algumas informações muito importante. Essas informações são:

  • Investimento Inicial: Quanto vai custar para abrir o seu negócio. Aquisição de móveis e equipamentos eletrônicos, aluguel ou compra do local, aquisição de mercadorias ou matérias primas, contratações e tudo mais que seu negócio vai precisar. Normalmente é o Capital da empresa e este dinheiro vem dos sócios ou patrocinadores do empreendimento. Pode ter sua origem através de um financiamento também.

  • Capital de Giro:Entre o momento que começamos a funcionar até recebermos dos nossos clientes, temos que pagar fornecedores, como material prima ou energia, água entre outros. Este valor monetário é o seu capital de giro. Quando iniciamos o empreendimento, acabamos esquecendo dele e não temos capital para fazer o negócio produzir.

  • Tempo de Retorno: Quando investimos em um empreendimento, temos que recuperar o nosso capital. Este dinheiro, é retirado periodicamente e após um tempo conseguimos resgatar o capital inicial, de forma que podemos utilizar para outros empreendimento. É necessário saber quanto tempo levará para que este capital investido retorne. Dependendo do negócio, o tempo para ser muito longo, inviabilizando assim o empreendimento.

  • Taxa de Retorno: É o valor percentual de quanto o seu investimento inicial capitalizou durante o tempo de retorno. Se investimos R$ 100.000,00 em um empreendimento e esperamos que seja retorna em 3 anos, não podemos simplesmente resgatar os R$ 100.000,00, pois seria melhor deixar este dinheiro aplicado em algum fundo de investimento.

Para chegar a estes valores, recomendo que seja procurado ajuda de consultores especializados. Um bom local para você começar seria o SEBRAE de sua região.

Sucesso no seu empreendimento e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário