segunda-feira, 27 de abril de 2009
HomeOffice
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Descubra o segredo
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Dilbert
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Steve Jobs
terça-feira, 21 de abril de 2009
Responsabilidade Social
Twitter como ferramenta para comunicação de projetos
Segundo o PMI do Rio de Janeiro, um dos principais fatores de fracasso para um projeto é decorrente de falha na comunicação entre as partes interessadas e ironicamente, o plano de comunicação não é levado em consideração durante a elaboração do plano de projeto. Elaborar um plano de comunicação é tão importante quanto um cronograma ou custo do projeto e deve envolver todas as partes interessadas. O plano deve prever também a comunicação vertical, ou seja, entre a empresa e o cliente por exemplo, quanto a horizontal, membros do mesmo setor da equipe. É comum ver em projetos, preocupação de comunicar com o cliente, mas acabamos esquecendo de envolver os membros da equipe. Este tipo de comunicação chama-se endomarket e normalmente é utilizado por profissionais de marketing.
Recentemente a rede social Twitter tornou-se bastante popular após sua aparição na TV Globo e por ser utilizada por alguns famosos, como o pessoal do Casseta e Planeta e o Vesgo. O serviço existe a pouco mais de dois anos e funciona como um micro blog onde devemos escrever em até 140 caracteres o que estamos fazendo no momento. Atualmente é utilizado de diversas formas, como cobertura de eventos em tempo real, notícias como o acidente de avião que teve em Nova York ou o terremoto de Roma. A NASA também utiliza este serviço para manter informações sobre o astronauta Mike Massinino Também é bastante utilizado para comunicação entre pessoas, onde podemos lanças uma pergunta para os nossos seguidores e aguardar por uma resposta.
Por ser uma ferramenta de comunicação bastante versátil e facilmente adaptada para a nossa necessidade, podemos utiliza-la como um dos canais de comunicação para o nosso projeto, tanto para as partes interessadas externas a nossa equipe como para a própria equipe. Claro que existem restrições por parte do serviço, mas para rápidos informativos sobre a evolução, marcos, reuniões entre outros pontos do projeto ela pode ser utilizada atendendo de forma satisfatória. O serviço permite a inclusão de links para páginas externas, onde podemos obter maiores informações sobre o assunto.
No momento da criação da conta do Twitter, que deve ser especifica para projeto, afinal não queremos misturar a vida pessoal do gerente de projeto com a comunicação do projeto, lembrando que esta deve ser planejada no plano de comunicação, devemos atentar para Updates fechados, evitando que pessoas externas ao projeto, acabem lendo informações que podem ser confidências. O serviço pode ser acessado tanto pela WEB, como por programas específicos, bem como através de SMS do celular, tornando assim um importante aliado na comunicação.
Espero que tenha gostado deste post e até a próxima.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Você acredita no que faz?
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Você conhece o twitter?
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Negócio próprio. E agora?
Quando pensamos em abrir um negócio, muitas pessoas acreditam que estão preparadas para este novo momento de suas vidas. Facilmente podemos verificar que alguns negócios prosperam enquanto que outros acabam fechando a porta após algum tempo de funcionamento. Qual o segredo para o sucesso do seu negócio. Alguns responderiam que é a sorte, outras pessoas diriam que a “veia empreendedora” que a pessoa possui. Primeiro gostaria de dizer que sorte para mim é quando o preparo encontra a oportunidade, sendo assim, não basta apenas ficar sentado esperando e esperando, é preciso se preparar para quando bater na sua porta. O principal segredo para o seu sucesso é bastante simples, porém pouco consideram importante. Basta apenas planejar.
Ricardo Viana Vargas costuma dizer o que o empreendedor brasileiro não possui tempo para perder com planejamento, mas possui dinheiro para refazer.
Para você que esta pensando em iniciar o seu negócio, primeiro é preciso conhecer bem a área que esta entrando. Saber como funciona, para isto pode ser necessário visitar alguns concorrentes ou fazer cursos preparatórios. Recordo de uma locadora de vídeo perto de minha casa onde o proprietário simplesmente não gostava de filme, enquanto que tinha outra, um pouco mais distante, onde todos os funcionários eram aficionados. Advinha em qual eu ia? Ao fazer o seu planejamento lembre-se de realizar pesquisas sobre o mercado para ver se absorve o seu produto ou serviço, afinal você pode gostar de sorvete de jiló com pimenta que você faz como sobremesa em sua casa, mas será as pessoas vão comprar? Outro ponto que deve ser observado é a localização. Descubra, se necessário com pesquisa, se as pessoas da região compram ou consomem de seus produtos ou serviços. Apesar que alguns negócios isso não seja um fator importante, para outros pode ser fundamental. Imagine você abrir uma padaria em região onde existe outras e com sua clientela fidelizada.
Planeje também como vai ser estrategia para entrada no mercado, afinal não basta apenas abrir as portas e ficar esperando os clientes entrarem e adquirirem. Se for necessário contrate um bom profissional da área, pois lembre-se que seu futuro pode depender destas ações.
Tudo planejado, negócio escolhido, local para montar a empresa, plano de mídia e publicidade prontos para colocar em ação, podemos então abrir o nosso tão sonhado negócio. Errado, falta ainda algumas informações muito importante. Essas informações são:
Investimento Inicial: Quanto vai custar para abrir o seu negócio. Aquisição de móveis e equipamentos eletrônicos, aluguel ou compra do local, aquisição de mercadorias ou matérias primas, contratações e tudo mais que seu negócio vai precisar. Normalmente é o Capital da empresa e este dinheiro vem dos sócios ou patrocinadores do empreendimento. Pode ter sua origem através de um financiamento também.
Capital de Giro:Entre o momento que começamos a funcionar até recebermos dos nossos clientes, temos que pagar fornecedores, como material prima ou energia, água entre outros. Este valor monetário é o seu capital de giro. Quando iniciamos o empreendimento, acabamos esquecendo dele e não temos capital para fazer o negócio produzir.
Tempo de Retorno: Quando investimos em um empreendimento, temos que recuperar o nosso capital. Este dinheiro, é retirado periodicamente e após um tempo conseguimos resgatar o capital inicial, de forma que podemos utilizar para outros empreendimento. É necessário saber quanto tempo levará para que este capital investido retorne. Dependendo do negócio, o tempo para ser muito longo, inviabilizando assim o empreendimento.
Taxa de Retorno: É o valor percentual de quanto o seu investimento inicial capitalizou durante o tempo de retorno. Se investimos R$ 100.000,00 em um empreendimento e esperamos que seja retorna em 3 anos, não podemos simplesmente resgatar os R$ 100.000,00, pois seria melhor deixar este dinheiro aplicado em algum fundo de investimento.
Para chegar a estes valores, recomendo que seja procurado ajuda de consultores especializados. Um bom local para você começar seria o SEBRAE de sua região.
Sucesso no seu empreendimento e até a próxima.
terça-feira, 14 de abril de 2009
Livros para Gerente de Projetos
O primeiro é o Project Managment Body of Kwonledge - PMBOK. Este livre possui as técnicas que devem ser utilizadas para a Gestão de Projetos, independente de sua natureza. Encontra-se na 3ª Edição, mas estamos aguardando a chegada da 4ª Edição e suas mudanças. Com esta edição também vai ser alterado o processo de avaliação PMP.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Servidores do Google
Agora sim os servidores. Divirta-se.
Espero que tenha gostado. Até a próxima
domingo, 12 de abril de 2009
Próximos posts...
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Cartão de Visita criando Network
Um dos pilares do empreendedorismo é o relacionamento, ou network como é conhecido mundialmente. Um simples almoço com amigos, festas, sites de rede social, enfim, estamos sempre praticando network e em determinando momento pode nascer a sua grande oportunidade de começar a empreender. Um aliado que temos para o network é o cartão de visita, que apesar de barato, sabendo ser utilizado pode ser muito poderoso.
Não se sabe ao certo a origem do cartão de visita. Uma das possibilidade foi que surgiu durante o século XIX e era utilizado pelas senhoras da sociedade vitoriana em suas visitas, sendo utilizado pelos condutores das carruagens anunciando a sua chegada. Estas senhoras esperavam dentro da carruagem e caso não fosse desejado a visita, iriam embora sem se sentirem constrangidas.
Existem algumas regras que devemos utilizar sempre que se for fazer uso do cartão de visita. A primeira regra é que ele deve ser entregue sempre na apresentação, independente das demais pessoas se manifestarem. Você pode pedir o cartão de visita a qualquer momento, não existe nenhum problema. Devemos guardar o cartões dentro de porta cartão apropriado, o mesmo deve ser feito ao receber o cartão, devendo ser classificado ou guardado em local apropriado. Nunca guarde dentro de carteira ou entregue um cartão amassado ou sujo. Antigamente se dobrava o canto do cartão, mas atualmente também não deve ser feito.
Antes de sair distribuindo seus cartões, vale algumas regras para a elaboração do mesmo. Lembre-se que é a sua imagem e que vai ser levada para outras pessoas, ou seja, você tem que passar a imagem de profissionalismo. Evite colocar clipart no lugar da logo. Contrate um profissional para elaborar a logomarca do seu negócio e até o mesmo o layout do seu cartão. Existem bons profissionais que fazem este trabalhando. Coloque seus dados para contato e cuidado com o e-mail e o site, afinal não fica legal você colocar garanhão@.... ou sarado29@..... O mesmo vale para o site. Crie um e-mail sério e utilize para o seu negócio. Responder o e-mail em tempo hábil também é muito importante.
Além de colecionar é importante gerenciar as informações que estão contidas neles. Pode ser utilizada uma simples planilha no Excel ou BrOffice ou um aplicativo especifico para esta finalidade. Registre informações sobre a pessoa do cartão como o que gosta, hobby, última vez que teve contato, áreas de interesse entre outras informações que você possa considerar importante. Procure também informações como data de aniversário e familiares.
Antes de finalizar, gostaria de lembrar que o network deve ser realizado diariamente e que não é apenas coletar as informações, mas praticar. Tem quanto tempo que você não vê uma determinada pessoa que pode te ajudar no futuro. Que tal marcar um almoço com ele ao invés de simplesmente apenas lembrar quando você estiver precisando.
Utilize os comentários para dizer como você pratica network. Até a próxima.