sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Links da Semana

Deixo a sugestão de alguns textos que encontrei na internet.

Sugestão de leitura, envie para brenomachado.aju@gmail.com, ou deixe nos comentários abaixo

Boa leitura e até a próxima

Seu cliente conhece bem mesmo o trabalho que vai ser realizado?

Recentemente acabei passando por uma situação interessante e ao mesmo tempo curiosa que acabou me motivando a escrever sobre esse assunto. Tive um problema com  ar condicionado do carro e procurei uma oficina com boas recomendações para o serviço.

Ao combinar a realização do serviço, fui informado que seria necessário 1 dia de trabalho para trocar a peça defeituosa. Após alguns questionamentos e sem compreender o porque dessa demora, acabei combinado para ser realizado em um sábado e tentando fazer em 6 horas ao invés das 8 horas iniciais.

No dia combinado, acabei ficando na oficina para acompanhar o serviço e garantir que seria terminado no mesmo dia, conforme tinha sido combinado com a oficina. Durante a execução do serviço comecei a compreender a complexidade envolvida para a troca da simples peça e o porque da demora do serviço.
Foto do painel removido durante a realização do serviço

Após algum tempo removendo o painel do carro e todo o sistema de ar condicionado que estava devidamente acomodado atrás, finalmente o acesso a pecinha que estava danificada. Essa remoção do painel levou quase 2 horas e meia, e  a montagem depois da substituição outro igual pedaço de tempo. O tempo gasto para abrir a caixa do ar condicionado e trocar a peça em si, levou menos de meia hora.

Durante esse tempo que permaneci na oficina fiquei refletindo sobre o serviço realizado e sua complexidade. Fique imaginando quantas tarefas de projetos ou serviços são explicadas para nossos parceiros ou cliente onde não conseguimos passar toda a sua complexidade, deixando uma imagem que pode ser facilmente realizada, ou até mesmo dúvida em relação ao que será feito.

Pense nisso e até a próxima

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Feliz Ano Velho! 2011 vai ser diferente?

Feliz 2011!

Ano novo, vida nova. E suas metas para este novo ano que esta começando já estam prontas? Melhor, esse ano vai consegui cumprir?

O que tenho percebido é a adoção de técnicas de gestão para que cada vez mais as metas seja realizadas, e com sucesso. Existem diversas técnicas, mas quase todas possuem um ponto em comum, que se resume a:

  1. Planejar
  2. Fazer
  3. Controlar
  4. Ajustar

Na administração estas palavras são amplamente conhecidas como PDCA - Plan / Do / Control / Action e consiste basicamente em um ciclo de ações dentro de um período de tempo curto onde planejamos, executamos e podemos corrigir pequenos desvios. Durante esse período podemos adicionar ou remover ações e até mesmo metas. É preciso ter em mente que um planejamento não é estatíco e possui vida.

Como criar metas de forma que podemos controlar dentro do ciclo do PDCA. Primeiro é preciso saber quais suas metas, exemplo:

  • Entrar na academia
  • Trocar de carro
  • Começar um mestrado

Definido as metas, agora é preciso que elas atendam algumas regrinhas básicas para que possa ser realizadas. São elas:

  1. Ser claro e especifica
  2. Ser mensurável - Tem que ser fácil de medir e acompanhar.
  3. Ser alcançável - uma meta impossível atrapalhar o resultado e pode comprometer as demais
  4. Ter prazo definido - Se não fizer isso tem grande chance de ficar para o próximo ano

Espero que em 2011, juntamente com essas dicas, você obtenha muito sucesso.

Abraços e até a próxima.