quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dica do GP - Contratos

Um bom gerente de projetos deve saber que o contrato firmado para a realização do projeto é o principal instrumento que vai nortear a condução de seu trabalho.

Nele esta estipulado o orçamento disponível, tipos de recursos, prazos e principalmente a forma de fluxo de caixa que será empregado. Após conhecer os ativos organizacionais da empresa e o escopo do seu projeto, todo gerente de projeto deve conhecer o contrato.

Importante salientar que não basta apenas ler o contrato, mas conhecer as diversas modalidade de contratos existentes e suas implicações legais.

Falando em implicação legal, dependendo do país onde esse contrato foi firmado, confira sua validade legal, tanto no país de origem como no destino, evitando supresas. Alguns lugares como Países da Africa, apesar de assinarem contratos, é uma pratica local não cumpri-los.

Sucesso no projeto e até a próxima.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dica para o GP - Ativos Organizacionais

Muitos Gerentes de Projetos não sabem ao certo porque foram escolhidos para esta atividade e ficam perdidos nas atividades diárias da gestão do projeto.

Uma das primeiras coisas que o novo gerente precisa se preocupar é com os ativos organizacionais da empresa onde o projeto se encontra. É preciso ter em mente que a autoridade do gerente é descrita no termo de abertura do projeto e que acima dele encontra-se a organização.

Os ativos organizacionais são os procedimentos e cultura da empresa. Esses procedimentos normalmente estão relacionados ao padrão de qualidade.

Mas o que tem de especial nestes procedimentos e por que o gerente do projeto precisa conhecer? Simples, vamos a alguns exemplos. Suponha que seu projeto necessite realizar aquisição de material de escritório. Normalmente as empresas possuem procedimentos e fornecedores capacitado. Importante lembrar que não é apenas a aquisição, mas envolve pagamentos. Também podemos citar, contratações, treinamentos, pagamentos, viagens e entre outros procedimentos que a empresa já deve possuir.

Conhecer os procedimentos existentes na empresa, além de auxiliar nas tarefas diárias, diminui o estress que pode ocasionar entre a organização e o projeto. Imagine você realizar uma aquisição e descobrir que o pagamento não poderá ser realizado por não ter seguido um simples procedimento organizacional.

Abraços e até a próxima.