sábado, 17 de janeiro de 2009

Workaholic eu?


Recentemente estava refletindo sobre o tempo gasto do meu dia com atividades relacionadas a trabalho e fique me questionando se realmente seria necessário todo este esforço, chegando a conclusão que estou conseguindo gerenciar de maneira satisfatória e que pretendo aperfeiçoar em 2009.

Antes de continuar, gostaria de explicar que tenho que dividir o tempo para as seguintes atividades: Gerenciamento de Projetos onde trabalho, Consultoria para empresas na área de gestão, Palestras, Projetos Pessoais entre outras atividades incluindo um MBA.

Então, como consigo organizar o tempo para conseguir cumprir? Veja abaixo algumas sugestões:

  • Aprenda a dizer não - Sei que para muitos isso é muito difícil, apesar de não parecer essa característica é bastante comum nas pessoas. Quando surgir alguma atividade para ser feita, pense de forma clara se você consegue cumprir dentro do tempo solicitado, não esquecendo as demais tarefa. Caso comprometa comunique que não é possível e se for realmente necessário planeje como vai fazer e realoque as demais atividades. Lembre-se, nunca prometa aquilo que você não vai conseguir fazer.

  • Priorize - Sempre que faço o planejamento das atividades levo em consideração quais são as atividades mais importante, seja por prazo ou por qualquer outro motivo. Estas atividades procuro alocar logo no início da semana. Dependendo da atividade, procuro também reservar um horário do dia compatível com o tipo de atividade, por exemplo, se tenho uma atividade que envolve muito raciocínio, reservo a noite e se for o caso me isolo para por concluir dentro do prazo.

  • Método - Existem atualmente algumas centenas de metodologias para gestão de tempo. No meu caso não adotei nenhum, mas estudei o que é útil e necessário em alguns modelos e acabei criando um modelo adequado ao meu ritmo de trabalho. Conheço pessoas que utilizam um modelo, como o GTD, e conseguem adaptar a sua rotina.

  • Planeje - Tire uma hora da sua semana para fazer um planejamento das atividades. Normalmente reservo o domingo ou o sábado para isso. Primeiro aloco as atividades que possuem hora agendada. Depois relaciono em listas as atividades seguindo o modelo de gestão de tempo que desenvolvi. Crio lista com atividades que devem ser realizadas nas próximas semana, fazendo a devida referencia ao prazos, e o que fica para os próximos meses. O limite do planejamento fica livre. Procuro trabalhar com prazos não superiores a 30 dias, e não deixando de registras as atividades para o período futuro.

  • Revise - A única certeza que temos de todo planejamento e de que vai mudar. Por isso é importante revisar o andamento do planejado, fazendo com que seja ajustado de acordo com a evolução do planejamento. Esteja também preparado para os riscos que podem acontecer como o reagendamento de uma reunião ou cancelamento de uma atividade que comprometa o seu planejamento.

  • Seja mono tarefa - Vivemos em um mundo dominado por máquinas capazes de fazer várias coisas ao mesmo, como e-mail, instant messenger entre outros, mas lembre-se que somos mono tarefa, ou seja, só fazemos uma coisa de cada vez. Estudos mostram que perdemos 20 minutos quando mudamos o foco de nossa atividade para que o cérebro retorne ao ponto que estava. Dependendo do que estou fazendo, chego a ficar off-line e retiro o telefone do gancho. Com isso você ganha agilidade no trabalho.

  • Registre suas atividades – Uma boa técnica para acompanhar seu desempenho é a utilização de um timesheet, que nada mais é do que uma planilha contendo anotações dos tempos gastos com as atividade. Este procedimento pode ser manual utilizado-se de um caderno de anotação, ou informatizado com o uso de uma planilha de calculo ou até mesmo um programa especifico para esta finalidade.

Estas dicas costumo utilizar na minha rotina de trabalho para conciliar as atividades. Antes de encerrar vou deixar mais algumas dicas:

  • Planeje dentro de sua realidade - Ao definir suas atividades, um erro bastante comum é criar uma agenda lotada de compromissos, criando assim uma ilusão de que estamos redendo. Lembre-se quantidade não é qualidade e caso realmente sua agenda esteja lotada de compromissos, acredito que é a hora de rever suas atribuições

  • Reserve sua hora - Dentro da correria, acabamos esquecendo a atividade mais importante, VOCÊ. Reserve uma hora para ficar com a família, assistir um filme, passear no parque. Tire uma hora para você e lembre de reservar na agenda, da mesma forma que fária com um compromisso profissional.

  • Seja objetivo - Analise as atividades que você esta fazendo e veja se realmente precisam ser feitas. Se elas não tiverem um objetivo definido, ou seja, você faz apenas por fazer, não faça. Pode parecer brincadeira, mas perdemos nosso tempo montando um relatorio ou fazendo uma atividade sem nenhuma finalidade, então não faça.

  • e a minha melhor dica, as vezes as melhores atividades surgem do nada, sem nenhum tipo de planejamento. São momentos que por algum motivo realizamos algo fora da rotina, como por exemplo, um café com amigos após visita a um cliente que acabou antes do programado, uma ligação de quem você gosta no meio da tarde com um convite para um jantar logo mais, ou seja, não seja tão rígido com as sua atividades planejadas, sempre deixe espaço para os imprevistos.

Assim eu tento controlar um pouco das atividades que tenho durante a minha semana.

Espero que tenha gostado e até a próxima.

Links da Semana #2

Confira mais uma seleção de Links. Esta semana temos alguns links relacionados a gestão de tempo e atividades.

Blogs & Sites:

Colabore também enviando links para brenomachado.aju@gmail.com. Pode ser seu blog (desde que relacionado a área), vídeos, charges, e-books ou que mais você encontrar de interessante e gostaria de compartilhar.

Bom final de semana e até a próxima sexta-feira com mais links da semana.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Waldez Ludwig



Excelente vídeo sobre mercado de trabalho. Você pode encontrar outros vídeos no youtube ou no site de Waldez Ludwig.

Até a próxima.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Links da Semana - #1

Hoje estou lançando o Link da Semana. Espero contar com a sua colaboração para ajudar a divulgar as informações referentes a tecnologia e gestão de projetos.

Blogs:

E-Books Gratuitos

Colabore também enviando links para brenomachado.aju@gmail.com. Pode ser seu blog (desde que relacionado a área), vídeos, charges, e-books ou que mais você encontrar de interessante e gostaria de compartilhar.

Bom final de semana e até a próxima sexta-feira com mais links da semana.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Virtualização de Documentos

A primeira vez que tive contato com o termo GED – Gerenciador Eletrônico de Documentos (maiores informações aqui) foi por volta do ano 2000 em algumas revistas especializadas da época. Se formos recordar os equipamentos que tínhamos naquela época, vamos nos deparar com o seguinte cenário: Computadores pessoais ainda com preço elevado e alto custo de armazenamento (disco rígido), tornando assim inviável sua utilização nas empresas.

Com as facilidade de aquisição das máquinas (computadores, scanners entre outros) e o aumento da capacidade de processamento, juntamente com diminuição do custo de armazenamento (Mb/R$) possibilitou o crescimento deste segmento de software no mercado brasileiro. Atualmente possuem diversas soluções para os diferentes segmentos do mercado.

A virtualização de documentos pode ser utilizada, por exemplo, para:

  • Arquivar os documentos dos funcionários da empresa

  • Arquivar os documentos de um escritório de contabilidade

  • Processos judiciais de um Tribunal

  • Processos Administrativos

  • Solicitações internas

  • Notas de reuniões ou projetos

  • entre muitos outros

Após a virtualização dos documentos, começam a aparecer as vantagens, como:

  • Facilidade de busca dos documentos, incluindo busca dentro do conteúdo do arquivo

  • Redução do espaço físico para armazenamento dos documentos não virtuais

  • Qualidade para as pessoas que manipulam os documentos (redução de poeira e doenças)

  • Redução do risco de perda do documento

  • O documento não se deteriora com o tempo (principalmente extratos bancários e fax)

  • e não para por ai.

Os Juizados Especiais da Justiça Federal da 5ª Região possui todo o tramite dos processos virtualizados no Sistema Creta. A justiça Federal realizou o seguinte estudo sobre os processos virtuais (estou apresentando os dados referente apenas aos documentos, não fazendo referencia ao tramite virtual).


Quantidade de Processos

600000

Quantidade de Documentos

9,7 milhões

Tamanho da Base

1,8Tb

Economia em Papel

R$ 8,4 milhões (360 toneladas de papel)

Ao virtualizar os documentos, devemos tomar cuidado com a nossa infra estrutura para armazenamento e manutenção das informações. Veja abaixo alguns cuidados:

  • Backup – Sei que você já deve estar cansado de escutar esta palavra. Então elabore um procedimento de backup periódico para garantir que suas informações não fiquem muito tempo desprotegido. Um ponto de falha do backup normalmente é falha na mídia, então faça testes recuperando as informações em outra máquina para garantir que funcionou. Guarde seu backup em local seguro (cofre a prova de fogo) ou até mesmo fora da empresa.

  • Segurança da Máquina – Proteja sua máquina e rede dos famosos e indesejáveis vírus, que pode comprometer todas as suas informações. O ideal é que os documentos fiquem em um servidor isolado e em local seguro. Também recomendo o uso de um no-break para evitar problemas com a rede elétrica.

  • Segurança Física – Não adianta fazer backup, proteger a máquina se ela fica em um local de fácil acesso na empresa. Procure um lugar mais protegido, porém sem prejudicar a ventilação necessária da máquina, afinal não queremos que durante um sinistro sua máquina contendo todas as suas preciosas informações seja levada pelo sócio.

Espero que tenha gostado e até a próxima.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Computação nas nuvens

Durante o ano de 2008 comecei a utilizar as ferramentas on-line entrando assim para o mundo da computação nas nuvens. Neste artigo não pretendo abordar sobre os conceitos, que podem ser encontrados aqui.

Com o início dos artigos deste blog e outras idéias que nasceram para o ano de 2009, acabei pesquisando por ferramentas para auxiliar nestas atividades. Nas andanças pela Net acabei me deparando com os seguintes aplicativos que fazem parte da chamado computação nas nuvens:

  • Google Doc – Ótima suite para edição de texto, planilha de calculo, apresentação power point entre outros. Permite compartilhar arquivos com outros usuário, seja para edição mutua do documento ou simplesmente transformar em uma página da WEB para acesso público.

  • Google Reader – Sempre gostei de assinar feeds. Antes utilizava o thunderbird para esta função até descobrir esta aplicação onde me permite acompanhar tanto no computador (seja o meu ou de outra pessoa) bem como na minha inseparável Palm.

  • Google Books – Um ótimo mecanismos de busca para livros. É possível visualizar o conteúdo. Algumas obras estão completas e outros apenas alguns capítulos. Não é possível imprimir as páginas dos livros.

  • Gmail – Aderi a algum tempo para uso de meu e-mail particular e penso em adicionar o meu profissional também agora em 2009. Possui uma versão mobile deste aplicativo, permitindo assim o acesso via celular ou palm.

  • Google Calendar – Tenho utilizado juntamente com o Calendário da Palm, fazendo o sincronismo utilizando o Google Sync. Além de permitir visualizar meus compromissos independente do computador que utilizo, posso compartilhar com colegas de trabalho minha agenda, receber os alarmes por SMS. Possui também um calendário dos feriados brasileiros.

  • 4Shared – Pretendo disponibilizar alguns arquivos, seja público ou privado, na net de forma que posso acessar a qualquer momento ou compartilhar com outros usuário. Este serviço é um Disco Virtual que permite o armazenamento gratuito de até 5GB.

Como utilizo a Palm para as atividades diárias, estas ferramentas possuem uma versão mobile, apesar de possuir algumas restrições, que permite manipular suas informações com facilidade e também com a popularização dos netbooks deve ficar cada vez mais comum sua utilização.

Antes de iniciar a utilizar estes serviços é importante verificar a empresa responsável pelo aplicativos e pelas informações, bem como buscar informações sobre a politica de privacidade adotadas, pois suas informações ficam guardadas em servidores espalhados pelo mundo, no caso do Google por exemplo.

É possível para as pequenas e médias empresas alugarem espaços em Data Center para armazenar seus dados, diminuindo assim os custos com hardware. Também pode ser contrato serviço de aplicativos para as empresas, como é o caso do Gmail que customiza seus serviços para as empresas.

Neste artigo procurei abordar um pouco do mundo da computação nas nuvens.

Espero que tenha gostado e até a próxima.