Desde a revolução da informática que iniciou na década de 80, várias empresas puderam utilizar computadores nas tarefas do diárias, tornando cada vez mais acessível infra estruturas que a algum tempo não seria possível uma residência ou empresa de pequena ou médio porte ter, como acesso remoto aos dados, compartilhamento de informações via internet e até mesmo alguns serviços de segurança, como câmera para visualização via internet.
Acredito que por falta de informação, ou na esperança de baratear, algumas empresas acabam contratando pessoas que possuem pouca qualificação ou experiência para lidar com essa nova realidade das empresas e acabam criando brechas de segurança, permitindo o acesso a informações restritas da empresa.
O intuito do vídeo abaixo é alerta para os riscos que corremos ao expor nossos computadores na internet.
Como pode ser visto, o Google é um grande aliado dos invasores ao indexar a Internet. O que alguns podem estar se perguntando é porque alguém teria interesse em invadir seus servidores? A resposta é simples, ele não tem interesse. O que existe são pessoas que varrem a internet em busca de alguma informação que pode ser útil para ele ou que possa interessar alguém. Imagine que uma dessas pessoas consiga ter acesso a sua lista de clientes ou informação de algum novo produto e resolve vender para seus concorrentes. O mesmo serve para seu sistema de segurança, onde ele pode monitorar sua rotina de trabalho.
Independente do porte de sua empresa, o ideal é ter um profissional que seja capaz de criar uma estrutura segura para a sua rede, tanto para o acesso interno como o externo. Antes de disponibilizar um serviço, planeje como deve ser implantado e os principais riscos que podem acontecer criando um plano de contigência. O mesmo vale para empresas tercerizadas, principalmente para as companhias de segurança, onde a maioria não possui um profissional com experiência em segurança na internet.
Abraços e até a próxima